Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Safra da uva no RS deve superar projeção inicial e crescer 15% em relação ao período anterior
Publicado 22/02/2026 • 15:05 | Atualizado há 3 horas
Trump exige demissão na Netflix em meio à disputa pela compra da Warner
EXCLUSIVO: Setor varejista dos EUA diz que reversão de tarifas de Trump trará previsibilidade e flexibilidade para inovação
Trump vai instruir que agências dos EUA divulguem documentos sobre “vida extraterrestre”
Três engenheiros do Vale do Silício são acusados de roubar segredos comerciais do Google e enviar dados ao Irã
EXCLUSIVO: Reembolso de tarifas ilegais de Trump pode custar R$ 906 bi e gerar “bagunça” logística nos EUA
Publicado 22/02/2026 • 15:05 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Dandy Marchetti, divulgação
Safra da uva no RS pode atingir 900 milhões de quilos e crescer 15% em 2025/26
A safra da uva 2025/26 no Rio Grande do Sul deve superar as estimativas divulgadas no fim do ano passado e pode alcançar até 900 milhões de quilos produzidos no estado. A revisão foi feita pelo Consevitis-RS com base no avanço da colheita.
Em novembro de 2025, a projeção indicava crescimento entre 5% e 10% e produção em torno de 800 milhões de quilos de uva indústria. Com os dados mais recentes do campo, a estimativa foi ajustada.
Segundo o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto, o volume observado até agora indica crescimento próximo de 15% em relação ao ciclo anterior.
Leia também: Como os drones estão ajudando a manter o Brasil no topo da pecuária mundial
“A colheita está mostrando um volume maior. Hoje acreditamos em cerca de 850 milhões de quilos de uva indústria. Somando também a uva destinada ao consumo in natura e ao vinho artesanal, podemos alcançar aproximadamente 900 milhões de quilos. Considerando produções que não entram nas estatísticas oficiais, esse volume pode ser ainda maior”, afirma.

Do total estimado, aproximadamente 850 milhões de quilos devem ser destinados à indústria. Outros 50 milhões de quilos devem ser direcionados ao consumo in natura e à produção de vinho artesanal.
A revisão reforça o peso do Rio Grande do Sul na cadeia vitivinícola nacional, responsável por grande parte da produção de vinhos, espumantes e sucos do país.
O início da colheita ocorreu com atraso estimado entre 15 e 20 dias em relação ao ciclo anterior. Segundo Rebellatto, o calendário diferenciado não preocupa, já que o maior volume historicamente se concentra entre fevereiro e março.

Além do volume, o setor monitora a qualidade da fruta. As primeiras variedades apresentaram oscilações, influenciadas pelas condições climáticas. No entanto, a qualidade das uvas colhidas a partir de meados de janeiro mostrou evolução.
Atualmente, a qualidade é considerada mediana, com expectativa de melhora à medida que a maturação avança e há maior incidência de insolação. Para fevereiro, a projeção é de qualidade superior à registrada no início da vindima.
Com a colheita ainda em andamento, o Consevitis-RS ressalta que os números podem passar por novos ajustes. Mesmo assim, o setor demonstra otimismo quanto à absorção da produção e à transformação da uva em derivados, o que fortalece a cadeia vitivinícola gaúcha nesta safra da uva 2025/26.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: BC já liquidou oito instituições ligadas ao grupo; entenda o caso
2
Mudança no FGC preocupa mercado, mas impacto nos bancos deve ser limitado
3
Alerta de nevasca provoca cancelamento de voos nos EUA
4
Após Master, Will Bank e Pleno, até quando o FGC pode bancar os prejuízos?
5
Cargill tem pedido negado e Justiça mantém invasão indígena em Santarém