Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Se depender de mim, não tem outra medida fiscal’, afirma Lula
Publicado 30/01/2025 • 11:32 | Atualizado há 11 meses
Amazon anuncia saída de chefe de IA; veja quem vai assumir cargo
Tesouro dos EUA confirma apoio de Ray Dalio às contas Trump para crianças
Na disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump
Conselho da Warner Bros. Discovery rejeita oferta da Paramount e afirma a acionistas que acordo com a Netflix é superior
Exclusivo CNBC: fundador da Ben & Jerry’s diz estar alarmado com mudanças no conselho da Magnum
Publicado 30/01/2025 • 11:32 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Em coletiva na manhã desta quinta-feira (30) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que 2025 será o ano mais importante do seu mandato. É a primeira entrevista a repórteres desde que trocou o comando da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).
A respeito de novas medidas fiscais, Lula afirmou que não prevê novidades neste momento. “Não tem outra medida fiscal. Se apresentar ao longo do ano a necessidade, podemos discutir”, disse. Ele falou que o governo irá pensar em um desenvolvimento sustentável do país. “Se depender de mim, não tem outra medida fiscal”, disse.
Lula repetiu o mantra que tem adotado nos últimos dias e afirmou que 2025 será o ano de uma “grande colheita”. “2025 é o ano mais importante desse meu mandato, porque quando assumimos o governo a gente tinha muita clareza da dificuldade que íamos encontrar, porque era público pela divulgação de vocês que o País estava desmontado”, afirmou.
“É o ano que a gente começa a grande colheita do que foi plantado em 2023 e 2024. Foi quase que uma reconstrução das coisas do país para que a gente pudesse fazer ele voltar a funcionar, a ser respeitado no mundo, que tenha importância no cenário político internacional. E é isso que nós agora queremos trabalhar com o povo brasileiro”, disse o presidente.
“Eu não sou daqueles que passam o governo inteiro tentando jogar a culpa em cima do outro e não pensam o que vão fazer daqui para frente”, seguiu Lula. “Eu resolvi então que a gente deveria pegar o país, a gente deveria reconstruir o país para que a gente pudesse, depois do mandato presidencial, entregar o país de forma mais civilizada possível, da forma mais democrática possível, com crescimento sustentável, com distribuição de renda e com a maior política de inclusão social que esse país já teve conhecimento”.
Leia também:
‘É preciso fazer discussão séria sobre clima e transição energética’, afirma Lula
Lula defende Galípolo e diz que presidente do BC ‘não pode dar cavalo de pau em um mar revolto’
O presidente reconheceu a ausência nas falas com a imprensa. “Não lembro qual foi a última entrevista que dei, faz tempo. Primeiro porque em setembro bati a cabeça e depois porque em dezembro tive de fazer um procedimento. Hoje estou aqui 100% recuperado, preparado para as lutas que vierem a partir de agora. Voltei a fazer ginástica, musculação, posso fazer a viagem que quiser”, declarou.
Lula citou ainda um hábito do ex-presidente do México André Manuel López Obrador, as “mañaneras”, entrevistas coletivas que o mexicano dava à imprensa das 6h às 8h, diariamente. O petista, no entanto, disse que “aqui no Brasil a cultura nossa não permite, porque nem vocês terão pergunta todos os dias e nem eu terei resposta todos os dias”.
O presidente defendeu que “a democracia será a grande derrotada se permitirmos o crescimento da extrema-direita e fake news” e que pretende se dedicar neste ano para viajar pelo Brasil.
“Estou convencido que vamos terminar o mandato com situação extremamente positiva”, reforçou, adiantando que o País deve crescer de 3,5% a 3,7% em 2024.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
1
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
2
Série especial: dívida bilionária nas estatais vira novo risco fiscal para o Brasil
3
EXCLUSIVO: Falta de higiene e estrutura sanitária. Um ano após escândalo de trabalho escravo, funcionários fazem manifestações em fábrica da BYD na Bahia
4
Copa do Brasil: qual o valor do prêmio para o segundo lugar?
5
Mega da Virada: como funciona o bolão da loterias caixa?