Cedro assume concessão de terminal no Porto de Itaguaí; investimentos devem chegar a R$ 3,6 bi
Publicado sex, 21 fev 2025 • 3:27 PM GMT-0300 | Atualizado há 23 horas
Publicado sex, 21 fev 2025 • 3:27 PM GMT-0300 | Atualizado há 23 horas
KEY POINTS
O Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva e Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante cerimônia de assinatura do contrato de concessão do Terminal ITG02 do Porto de Itaguaí e anúncio de recursos do Fundo da Marinha Mercante, no Porto de Itaguaí, Ilha da Madeira - RJ.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
A Cedro Participações S.A assinou nesta sexta-feira (21) um contrato de concessão do terminal ITG02, em Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro.
Arrematado em leilão em dezembro passado, o terminal receberá R$ 3,6 bilhões em investimentos iniciais da concessionária para construção e operação.
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, é o maior valor já obtido em leilões do setor. Para o governo federal, a implantação do terminal é um marco para o setor portuário no estado do Rio e tem a previsão de gerar até cinco mil empregos diretos e indiretos durante as obras e operação.
Com 250 mil metros quadrados de área, o terminal da Cedro Participações terá capacidade para movimentar 20 milhões de toneladas por ano e deverá impulsionar a produção portuária local em um terço. As operações deverão se concentrar na movimentação, armazenagem e distribuição de minério de ferro.
Em discurso, Lula falou sobre a importância da parceria do setor público e privado para o desenvolvimento do país e elogiou a visão empreendedora do presidente do conselho da Cedro Participações, Lucas Kallas.
“Desde que ele foi levado na minha sala, […] eu descobri na hora que estava conversando com o empresário sério, com o empresário com uma visão nacional muito interessante, com o empresário que antes de tudo ama o Brasil, acredita no Brasil e torce pelo crescimento do Brasil”, disse o presidente.
“Não é todo empresário que pensa assim. Tem empresário que vai no governo, conversa, pede as coisas e ainda sai falando mal do governo. Tem empresário que recebe bilhões de investimentos e, quando deixa a sala do presidente, a imprensa pergunta: ‘E daí, tudo bem?’, [ele responde:] ‘Foi suficiente’? Ou seja, nunca as pessoas agradecem aquilo que receberam. E o Lucas, ao anunciar esse investimento hoje aqui é uma demonstração que ele começou como pequeno, mas com vontade de ser grande”, afirmou Lula.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Cristina Betts deixa cargo de CEO do Grupo Iguatemi
Justiça Eleitoral condena Pablo Marçal e o torna inelegível por 8 anos
Aluguel de Nunes em imóvel de empresário vira alvo do MP
Bill Gates admite que quis voltar a Harvard após fundar a Microsoft
Brasilcap cresce, amplia impacto social e desafia o mercado