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Publicado 17/11/2024 • 08:09
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Reprodução Pixabay
A startup Ai Palette, de Singapura, está revolucionando a indústria de pesquisa de mercado, que já tem um século de existência. Utilizando inteligência artificial, a empresa projeta tendências e ajuda a criar produtos localizados, como cereais com sabor de lula. Isso atraiu gigantes do setor alimentício, como Nestlé, Pepsico e Kellogg’s.
A inteligência artificial está transformando uma indústria avaliada em US$ 87,7 bilhões, que deve crescer mais US$ 15 bilhões nos próximos quatro anos.
Fundada em 2018, a startup Ai Palette oferece pesquisas de mercado com análises preditivas em tempo real. Concorrentes como ZoomInfo Sales, Trajaan e Brandwatch Consumer Intelligence também utilizam tecnologia para analisar dados de consumidores e tendências de marketing.
A plataforma da Ai Palette, que opera há quatro anos, gera novos conceitos para marcas com base em tendências identificadas, transformando a pesquisa de mercado tradicional.
Somsubhra Gan Choudhuri, cofundador e CEO da Ai Palette, afirmou que a inteligência artificial pode assumir grande parte do trabalho intelectual realizado por pessoas.
“Por exemplo, uma empresa quer lançar um novo suco em um mercado como a Tailândia, nossa plataforma dirá que tipo de suco deve ser lançado e como posicioná-lo para ter sucesso no mercado”, disse ele à CNBC. “E fazemos isso usando o poder da inteligência artificial, analisando os grandes dados em torno dos alimentos para identificar quais são as últimas tendências”, acrescentou.
Antes de cofundar a startup Ai Palette, Choudhuri trabalhou na indústria de bens de consumo de rápida movimentação (FMCG). Ele destacou que as empresas estão cada vez mais incapazes de acompanhar as rápidas mudanças nos gostos dos consumidores e de prever tendências populares de um ano para o outro.
“Foi quando me deparei com a IA e o aprendizado de máquina. À medida que aprendi mais sobre isso, ficou bastante óbvio para mim que é apenas uma questão de tempo antes que a IA impacte todas as indústrias”, afirmou Choudhuri.
Parte da tecnologia da Ai Palette inclui a capacidade de analisar até 39 fatores diferentes para prever a trajetória futura de uma tendência. Isso chamou a atenção de grandes marcas de alimentos e bebidas, como Diageo, Nestlé e Pepsico.
A Symrise, que trabalha com marcas para fabricar ingredientes e produtos, utiliza a Ai Palette para coletar dados de diversas fontes, como redes sociais e avaliações online. Uma análise única é então publicada para o fabricante interpretar.
A marca de alimentos Pringles, conhecida por suas batatas fritas vendidas em 140 países, também usa a Ai Palette para entender as preferências de lanches em quatro mercados diferentes. A plataforma ajudou a introduzir produtos localizados nos mercados em desenvolvimento da Tailândia e Indonésia.
Durante a pandemia de Covid-19, a Kellogg’s usou a Ai Palette para analisar conteúdo online de países como Malásia, Filipinas, Singapura e Tailândia em quatro idiomas, identificando receitas em tendência para novos cereais matinais, como o sabor de lula crocante.
Apesar dos avanços tecnológicos, métodos tradicionais ainda fazem parte do processo, conforme afirmou Conor Delahunty, vice-presidente de Global Sensory & Consumer Insights na Symrise. “Ainda precisamos provar o produto, porque nossa inteligência artificial ainda não pode fazer isso”, disse.
Com o avanço da IA, o interesse dos investidores também cresce. A empresa de capital de risco 500 Global investe em empreendedores que acredita estarem construindo empresas inovadoras. Ela apoiou mais de 2.900 startups, com uma avaliação de portfólio combinada de mais de US$ 300 bilhões (cerca de R$ 1,84 trilhão).
Vishal Harnal, sócio-gerente global da 500 Global, está de olho em startups com foco em setores específicos e que estão “resolvendo grandes problemas que ninguém está talvez olhando agora”.
A Ai Palette atendeu aos critérios de investimento de Harnal. “O que eles realmente amaram foi que estamos tentando revolucionar uma indústria muito grande e tradicional como a de bens de consumo embalados, onde as empresas são muito tradicionais e não houve muita disrupção”, disse Choudhuri.
Além dos investidores de capital de risco, a Ai Palette conta com o apoio do governo de Singapura, que está comprometendo mais de três quartos de bilhão de dólares de Singapura para o desenvolvimento de IA, fortalecendo seu ecossistema de inteligência artificial. A startup também arrecadou US$ 5,7 milhões (cerca de R$ 35 milhões) em uma rodada de financiamento em março, com os recursos destinados à expansão de sua ferramenta de insights de IA e a um novo chatbot “FoodGPT”.
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