Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
FMI reduz previsão de crescimento para 2025 em grandes economias asiáticas e alerta para desaceleração global devido a preocupações comerciais
Publicado 23/04/2025 • 12:33 | Atualizado há 5 meses
EXCLUSIVO CNBC: Tim Cook explica por que a Apple investe bilhões na fábrica de vidro da Corning nos EUA
EXCLUSIVO CNBC: saiba como será o investimento de US$ 600 bilhões que a Apple vai fazer nos EUA para evitar tarifaço
Passagens aéreas: a dica número 1 para levantar voo sem derrubar seu orçamento
O tiro que saiu pela culatra: café, banana e até brinquedos ficam mais caros nos EUA por causa do tarifaço
China desafia montadoras europeias em seu próprio território; Brasil tenta equilibrar proteção e investimento
Publicado 23/04/2025 • 12:33 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Uma placa anunciando as Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional/Banco Mundial é vista do lado de fora da sede do FMI em Washington, DC, em 17 de abril de 2025. As Reuniões de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) começam em 14 de abril, com o Banco empenhado em promover sua agenda para impulsionar a criação de empregos em economias de mercados emergentes e em desenvolvimento.
Jim Watson/AFP
O FMI cortou suas projeções de PIB para 2025 da China e da Índia para 4% e 6,2%, respectivamente, em relação à previsão de janeiro de 4,6% e 6,5%. A meta oficial de crescimento do PIB da China foi estabelecida em “cerca de 5%” para 2025, enquanto a Índia projetou um crescimento de 6,5% para seu ano fiscal de 2025, que vai de abril de 2025 a março de 2026.
O FMI também reduziu a previsão de crescimento do Japão de 1,1% para 0,6%. O Japão tem uma projeção de crescimento de 1,1% para seu ano fiscal de 2025, também de abril de 2025 a março de 2026.
Leia também:
Em nível global, o crescimento foi reduzido de 3,3% para 2,8% para todo o ano de 2025, com o FMI afirmando que as tarifas anunciadas pelos EUA e seus parceiros comerciais são “um grande choque negativo para o crescimento”.
Além disso, acrescentou que “a imprevisibilidade com que essas medidas estão se desenrolando também tem um impacto negativo na atividade econômica e nas perspectivas”, tornando mais difícil do que o normal para projeções consistentes e oportunas.
Desde que assumiu o cargo em 20 de janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs tarifas sobre importações de aço, alumínio e automóveis, antes de anunciar tarifas “recíprocas” massivas em quase todos os países do mundo em 2 de abril. Menos de uma semana depois, ele suspendeu essas tarifas “recíprocas”, deixando apenas uma tarifa básica de 10% para todos os países, exceto a China.
Após uma disputa de tarifas olho por olho, as tarifas dos EUA sobre a China agora chegam a até 245% em alguns itens, enquanto a China impôs tarifas de 125% sobre importações dos EUA, prometendo “lutar até o fim”.
Em contraste, Japão e Índia adotaram uma postura mais conciliadora em relação a Trump, com o Japão enviando uma delegação comercial para conversar com seus colegas norte-americanos. Trump, no dia 17 de abril, elogiou “grande progresso” nas negociações comerciais, mas o principal negociador do Japão, Ryosei Akazawa, teria retornado a Tóquio sem acordo, dizendo que “deixou claro para os EUA que consideramos as medidas tarifárias extremamente lamentáveis. Eu os instei fortemente a reconsiderar essas políticas.”
Para a Índia, o primeiro-ministro Narendra Modi se encontrou com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, na segunda-feira (21), e um comunicado do gabinete de Modi afirmou que os dois líderes “acolheram com satisfação o progresso significativo nas negociações para um Acordo Comercial Bilateral Índia-EUA mutuamente benéfico.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Vale demite vice-presidente de RH após polêmica sobre diversidade
Rolls-Royce do advogado Nelson Wilians é o carro mais caro já apreendido pela PF
Mansão, Ferrari e aeronaves: alvo da PF, advogado Nelson Wilians ostenta nas redes sociais
Banco do Brasil coloca 142 imóveis em leilão neste mês
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem