CNBC

CNBC Trump pressiona por tarifas mínimas de até 20% sobre a União Europeia, diz Financial Times

Tarifas do Trump

FMI reduz previsão de crescimento para 2025 em grandes economias asiáticas e alerta para desaceleração global devido a preocupações comerciais

Publicado 23/04/2025 • 12:33 | Atualizado há 3 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O FMI cortou suas projeções de PIB para 2025 da China e da Índia para 4% e 6,2%, respectivamente, em relação à previsão de janeiro de 4,6% e 6,5%. A meta oficial de crescimento do PIB da China foi estabelecida em "cerca de 5%" para 2025, enquanto a Índia projetou um crescimento de 6,5% para seu ano fiscal de 2025, que vai de abril de 2025 a março de 2026.
  • O FMI também reduziu a previsão de crescimento do Japão de 1,1% para 0,6%. O Japão tem uma projeção de crescimento de 1,1% para seu ano fiscal de 2025, também de abril de 2025 a março de 2026.
Uma placa anunciando as Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional/Banco Mundial é vista do lado de fora da sede do FMI em Washington, DC, em 17 de abril de 2025. As Reuniões de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) começam em 14 de abril, com o Banco empenhado em promover sua agenda para impulsionar a criação de empregos em economias de mercados emergentes e em desenvolvimento.

Uma placa anunciando as Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional/Banco Mundial é vista do lado de fora da sede do FMI em Washington, DC, em 17 de abril de 2025. As Reuniões de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) começam em 14 de abril, com o Banco empenhado em promover sua agenda para impulsionar a criação de empregos em economias de mercados emergentes e em desenvolvimento.

Jim Watson/AFP

O FMI cortou suas projeções de PIB para 2025 da China e da Índia para 4% e 6,2%, respectivamente, em relação à previsão de janeiro de 4,6% e 6,5%. A meta oficial de crescimento do PIB da China foi estabelecida em “cerca de 5%” para 2025, enquanto a Índia projetou um crescimento de 6,5% para seu ano fiscal de 2025, que vai de abril de 2025 a março de 2026.

O FMI também reduziu a previsão de crescimento do Japão de 1,1% para 0,6%. O Japão tem uma projeção de crescimento de 1,1% para seu ano fiscal de 2025, também de abril de 2025 a março de 2026.

Leia também:

Impacto das tarifas comerciais

Em nível global, o crescimento foi reduzido de 3,3% para 2,8% para todo o ano de 2025, com o FMI afirmando que as tarifas anunciadas pelos EUA e seus parceiros comerciais são “um grande choque negativo para o crescimento”.

Além disso, acrescentou que “a imprevisibilidade com que essas medidas estão se desenrolando também tem um impacto negativo na atividade econômica e nas perspectivas”, tornando mais difícil do que o normal para projeções consistentes e oportunas.

Política tarifária dos EUA

Desde que assumiu o cargo em 20 de janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs tarifas sobre importações de aço, alumínio e automóveis, antes de anunciar tarifas “recíprocas” massivas em quase todos os países do mundo em 2 de abril. Menos de uma semana depois, ele suspendeu essas tarifas “recíprocas”, deixando apenas uma tarifa básica de 10% para todos os países, exceto a China.

Após uma disputa de tarifas olho por olho, as tarifas dos EUA sobre a China agora chegam a até 245% em alguns itens, enquanto a China impôs tarifas de 125% sobre importações dos EUA, prometendo “lutar até o fim”.

Reações globais às tarifas

Em contraste, Japão e Índia adotaram uma postura mais conciliadora em relação a Trump, com o Japão enviando uma delegação comercial para conversar com seus colegas norte-americanos. Trump, no dia 17 de abril, elogiou “grande progresso” nas negociações comerciais, mas o principal negociador do Japão, Ryosei Akazawa, teria retornado a Tóquio sem acordo, dizendo que “deixou claro para os EUA que consideramos as medidas tarifárias extremamente lamentáveis. Eu os instei fortemente a reconsiderar essas políticas.”

Para a Índia, o primeiro-ministro Narendra Modi se encontrou com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, na segunda-feira (21), e um comunicado do gabinete de Modi afirmou que os dois líderes “acolheram com satisfação o progresso significativo nas negociações para um Acordo Comercial Bilateral Índia-EUA mutuamente benéfico.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tarifas do Trump