Trump tarifará importações do Brasil em 10%, UE em 20% e a China em 34%

CNBC Empresas americanas desembolsaram milhões para a posse de Trump. Agora, ele está destruindo muitos de seus negócios

Tarifas do Trump

Confiança na capacidade de Trump administrar a economia dos EUA despenca, mostram novas pesquisas

Publicado 23/04/2025 • 19:20 | Atualizado há 7 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A confiança dos americanos na capacidade do presidente Donald Trump de administrar a economia dos Estados Unidos despencou desde que ele retomou a Casa Branca, revelam novas pesquisas.
  • Apenas 37% dos americanos aprovam a forma como Trump está lidando com a economia, de acordo com uma pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada na quarta-feira (23), uma taxa mais baixa do que em qualquer momento durante seu primeiro mandato.
  • Uma pesquisa do Pew Research Center, também divulgada na quarta-feira, descobriu que menos da metade dos adultos americanos, 45%, têm confiança na capacidade de Trump de tomar “boas decisões” sobre a economia.

Saul Loeb | Afp | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)

A confiança dos americanos na capacidade do presidente Donald Trump de administrar a economia dos Estados Unidos despencou desde que ele retomou à Casa Branca, revelam novas pesquisas.

Apenas 37% dos americanos aprovam a forma como Trump está lidando com a economia, de acordo com uma pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada na quarta-feira (23), uma taxa mais baixa do que em qualquer momento durante seu primeiro mandato.

Uma pesquisa do Pew Research Center, também divulgada na quarta-feira, descobriu que menos da metade dos adultos americanos, 45%, têm confiança na capacidade de Trump de tomar “boas decisões” sobre a economia.

Leia mais:

Isso representa uma queda de 14 pontos em relação à mesma pesquisa feita em novembro do ano passado, quando 59% dos entrevistados disseram ter confiança na tomada de decisões econômicas de Trump.

O par de pesquisas divulgadas na quarta-feira segue uma pesquisa econômica CNBC All-America divulgada no início desta semana, que também registrou os índices mais baixos de aprovação econômica de Trump em toda sua carreira na Casa Branca, com apenas 43% dos americanos aprovando sua gestão da economia.

A queda na confiança geral dos americanos na forma como o presidente está lidando com a economia é especialmente significativa, dado que Trump venceu a eleição presidencial de 2024 contra a então vice-presidente Kamala Harris com uma plataforma de redução da inflação e revitalização de uma economia ainda em recuperação da Covid.

Mas desde que assumiu o cargo, Trump concentrou-se amplamente em impor, depois suspender, depois impor novamente tarifas, ao invés dos cortes de impostos e desregulamentações prometidos.

As tarifas de vai-e-volta criaram incerteza e levaram o mercado de ações à turbulência devido às preocupações com os possíveis efeitos colaterais de uma guerra comercial.

Cerca de 59% dos americanos desaprovam as tarifas abrangentes de Trump sobre produtos importados, descobriu a pesquisa do Pew Research Center.

Ainda há uma divisão partidária na confiança dos americanos na forma como Trump lida com a economia. A maioria dos republicanos, 80%, disse à pesquisa do Pew que estava “muito” ou “um pouco confiante” na capacidade de Trump de tomar boas decisões sobre política econômica e tributária. Isso se compara a apenas 11% dos democratas que disseram o mesmo.

À medida que a confiança pública no plano econômico de Trump enfraquece, suas taxas gerais de aprovação também caíram.

Aproximadamente 42% dos americanos aprovam o desempenho de Trump no cargo, segundo a pesquisa da Reuters/Ipsos realizada de 16 a 21 de abril. Isso representa uma queda em relação aos 47% registrados nos dias próximos à sua posse.

Várias outras pesquisas divulgadas esta semana encontraram quedas semelhantes na aprovação pública geral de Trump: 44% dos americanos aprovam a forma como Trump está lidando com a presidência na pesquisa da CNBC, assim como 40% dos entrevistados na pesquisa do Pew. Essa aprovação de 40% reflete uma queda de 7 pontos em relação a fevereiro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tarifas do Trump