Trump tarifará importações do Brasil em 10%, UE em 20% e a China em 34%

CNBC Empresas americanas desembolsaram milhões para a posse de Trump. Agora, ele está destruindo muitos de seus negócios

Tarifas do Trump

Jim Cramer descreve a influência única de Trump sobre o mercado: ‘Nunca, jamais vi o mercado se curvar tão prontamente aos desejos de um só homem’

Publicado 23/04/2025 • 20:15 | Atualizado há 7 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Jim Cramer, da CNBC, explicou como as ações do presidente Donald Trump controlam as marés em Wall Street, dizendo que ele tem um poder sobre a ação do mercado que é raro ser exercido por uma única pessoa.
  • “Só podemos presumir que o presidente pode transformar os ursos de Wall Street em ursinhos de pelúcia com um golpe de caneta ou mesmo apenas com uma publicação na plataforma de mídia social que ele possui”, disse ele.
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa enquanto se encontra com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni (não mostrada na foto) no Salão Oval da Casa Branca em Washington, D.C., EUA, em 17 de abril de 2025.

O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa enquanto se encontra com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni (não mostrada na foto) no Salão Oval da Casa Branca em Washington, D.C., EUA, em 17 de abril de 2025.

Evelyn Hockstein | Reuters (Reprodução CNBC Internacional)

Jim Cramer, da CNBC, explicou como as ações do presidente Donald Trump comandam as marés em Wall Street, dizendo que ele tem um poder sobre o movimento do mercado que é raro para uma única pessoa exercer.

“Só podemos presumir que o presidente pode transformar os ursos em Wall Street em ursos de pelúcia com um simples traço de caneta ou até mesmo apenas uma postagem na plataforma de mídia social que ele possui”, disse ele. “Nunca, jamais vi o mercado se curvar tão prontamente aos desejos de um só homem.”

As ações subiram na quarta-feira (23), com o Dow Jones Industrial Average ganhando 1,07%, o S&P 500 somando 1,67% e o Nasdaq Composite subindo 2,50%.

Leia mais:

Os investidores se sentiram encorajados porque Trump indicou que não tentaria remover Jerome Powell da presidência do Federal Reserve — uma ação que ele havia insinuado alguns dias antes. O desprezo aberto de Trump pelo líder do banco central havia derrubado os índices anteriormente.

Wall Street também se animou quando a Casa Branca sugeriu que a guerra comercial dos EUA com a China poderia ser amenizada.

As duras políticas tarifárias de Trump contra uma série de países têm mantido os mercados em turbulência por semanas, mas a perspectiva de tarifas enormes sobre a China — um fornecedor-chave para grandes empresas americanas — pesava particularmente sobre os investidores.

Cramer ficou impressionado com o quão simples parece ser para Trump “domar um urso, mesmo que seja um urso que ele soltou sobre nós em primeiro lugar.” O presidente é especialmente poderoso quando está tentando amenizar problemas econômicos que ele mesmo criou, continuou Cramer.

Cramer detalhou como Trump poderia trazer os touros se usasse seu poder de maneira mais “construtiva”. Por exemplo, continuou ele, o presidente poderia fechar mais acordos comerciais em vez de atacar figuras proeminentes online. Cramer acrescentou que o mercado rugiria se Trump indicasse um retorno ao estilo de governança que teve durante seu primeiro mandato.

Mas é difícil prever o próximo movimento do presidente — e qual líder governamental ou corporativo ele vai atacar em seguida — alertou Cramer, então pode haver mais volatilidade no mercado pela frente.

“Agora, Trump é dono de Wall Street, e só ele pode decidir se isso será uma coisa boa ou ruim”, disse ele.

A Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido de comentário.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tarifas do Trump