Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump insiste que tumulto no mercado de títulos não influenciou pausa nas tarifas: ‘Eu não estava preocupado’
Publicado 25/04/2025 • 11:05 | Atualizado há 4 meses
BREAKING NEWS
Ações da Pandora fecham em queda de 18% após balanço e alerta sobre tarifas dos EUA
Futuro do Fed em xeque: divergência entre nomes cotados revela embate sobre independência da instituição
IA acelera disrupção no setor de aluguel e redefine gestão imobiliária nos EUA
Washington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia
Com alta de até 170%, em meio à pressão dos EUA, Eli Lilly reajusta preço do Mounjaro no Reino Unido
Publicado 25/04/2025 • 11:05 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Store, no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, DC, em 24 de abril de 2025.
Saul Loeb | Afp | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)
O presidente Donald Trump negou que uma agressiva venda no mercado de títulos tenha influenciado sua decisão, no início deste mês, de adiar tarifas “recíprocas” agressivas contra parceiros comerciais dos EUA.
“Eu não estava preocupado”, disse Trump em uma entrevista à revista Time, durante a qual foi questionado sobre o tumulto nos mercados financeiros após seu anúncio de “dia da libertação”, em 2 de abril.
No decreto, Trump impôs tarifas generalizadas de 10% sobre todas as importações dos EUA e divulgou uma lista de tarifas contra dezenas de outros países. As tarifas adicionais foram baseadas nos déficits comerciais que os EUA tinham com os respectivos países e levantaram temores sobre inflação, uma possível recessão e a ruptura de acordos comerciais antigos.
Leia mais:
Os mercados reagiram negativamente após a divulgação. Os rendimentos dos títulos do Tesouro inicialmente caíram, mas logo dispararam. O rendimento dos títulos de 10 anos subiu meio ponto percentual em somente alguns dias, um dos movimentos mais rápidos já registrados, à medida que os investidores também se desfaziam de ações e do dólar americano.
No fim das contas, Trump concedeu uma suspensão de 90 dias nas tarifas recíprocas para permitir tempo para negociações. Mas ele afirmou que isso não ocorreu devido ao tumulto no mercado.
“Não, não foi por essa razão”, disse Trump à Time na entrevista de terça-feira (22), publicada na sexta (25). “Estou fazendo isso até chegarmos aos números que quero alcançar. Me encontrei com muitos países. Falei ao telefone. Nem quero que venham aqui.”
Desde então, os rendimentos caíram, com o de 10 anos mais recentemente em torno de 4,28%, cerca de um quarto de ponto percentual acima da mínima recente. Trump havia dito, quando decidiu adiar, que o mercado de títulos tinha ficado com “nervosismo”.
“O mercado de títulos estava ficando nervoso, mas eu não. Porque sei o que temos”, disse ele. “Sei o que temos, mas também sei que não teremos por muito tempo se permitirmos mais quatro anos de total incompetência. Isso estava simplesmente… era como um espírito livre. Este foi — este foi o presidente mais incompetente da história.”
Embora as negociações sobre tarifas ainda estejam em andamento, Trump acrescentou que consideraria uma “vitória total” mesmo se os EUA ainda tiverem tarifas de até 50% em vigor daqui a um ano.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Fábrica da chinesa GWM em São Paulo inicia produção com plano de 60% de nacionalização
Seis pessoas já foram presas na Operação Ícaro, que investiga esquema de corrupção que envolve Ultrafarma e Fast Shop
Lançamento do GPT-5 decepcionou os consumidores, mas modelo de IA ganha força
Nada está fora da mesa de negociações: Trump e Putin se preparam para se encontrar no Alasca
Mercado imobiliário de luxo em SP ultrapassa R$ 7 bi no 1º trimestre, com alta de 57% nas vendas