Recuperação das ações de Wall Street vacila enquanto Trump anuncia vitória com tarifa de 50%
Publicado 25/04/2025 • 14:48 | Atualizado há 3 dias
Americanos têm flashbacks de 2008, enquanto tarifas aumentam temores de recessão
Era de ‘reenergização’ da infraestrutura de energia eólica nos EUA começa
Sou terapeuta e já trabalhei com mais de 100 casais — já vi 5 hábitos irritantes ‘destruírem’ relacionamentos
Turistas internacionais caem nos EUA, mas americanos não param de viajar para o exterior
Como a ascensão do TikTok desencadeou uma corrida por vídeos curtos
Publicado 25/04/2025 • 14:48 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
Foto de uma placa em Wall Street.
Pixabay.
As bolsas de valores de Wall Street oscilaram na sexta-feira (25), depois que o presidente Donald Trump indicou que prevê tarifas pesadas nos EUA, mesmo após a conclusão de acordos comerciais.
A retração ocorreu após uma recuperação de três dias, baseada, em grande parte, na esperança de que os Estados Unidos chegassem a acordos comerciais com seus principais parceiros.
Leia mais
A revista TIME escreveu na sexta-feira (25) que Trump disse em uma entrevista que ainda estava convencido de que as tarifas eram necessárias e que “consideraria uma ‘vitória total’ se os EUA ainda aplicassem tarifas de até 50% sobre importações estrangeiras daqui a um ano”.
O analista do City Index e da FOREX.com, Fawad Razaqzada, chamou os comentários de “um lembrete agressivo que ressalta sua agenda comercial protecionista, mesmo que ele tenha prometido reduzir significativamente as tarifas sobre Pequim”.
Ele acrescentou que os comentários “provavelmente causaram a leve tendência de vendas”.
Embora o governo Trump tenha avançado com tarifas de 145% sobre a maioria dos produtos da China, suspendeu as altas tarifas sobre outros países por três meses, enquanto busca acordos comerciais.
Os principais mercados europeus fecharam em alta, assim como a maioria dos mercados asiáticos.
O sentimento foi impulsionado por notícias na sexta-feira (25) de que a China pode isentar alguns produtos americanos de suas pesadas tarifas retaliatórias.
“Embora seja improvável que as tarifas desapareçam completamente, qualquer abrandamento da guerra comercial será absorvido pelos mercados financeiros”, disse Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell.
Os mercados de ações “também estão se beneficiando de fortes relatórios de lucros”, disse Kathleen Brooks, diretora de pesquisa do grupo de negociação XTB.
“O Google divulgou lucros que superaram as expectativas ontem à noite”, acrescentou.
A Alphabet, controladora do Google, divulgou lucros que superaram as expectativas para o trimestre encerrado recentemente, impulsionados por suas operações de computação em nuvem e inteligência artificial.
Suas ações subiram 1,8% no pregão do meio-dia.
As ações de Paris e Frankfurt fecharam o dia com ganhos, com os investidores ignorando os comentários do ministro da Economia da França, Eric Lombard, de que um acordo comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia estava distante.
O mercado de ações de Londres subiu após dados positivos do varejo do Reino Unido.
Na Ásia, Tóquio saltou quase 2% no fechamento, após a imprensa japonesa noticiar que uma segunda rodada de negociações comerciais em Washington estava marcada para 1º de maio.
As discussões serão acompanhadas de perto como um termômetro para os esforços de outros países em busca de alívio tarifário.
Os índices de ações chineses encerraram a semana relativamente estáveis, com os principais líderes chineses pedindo mais apoio à economia e se opondo à “bullying unilateral” no comércio global, de acordo com um comunicado de uma reunião publicado pela mídia estatal na sexta-feira (25).
Seul subiu 1% depois que o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que um “entendimento” comercial entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos pode ser alcançado na próxima semana.
Os investidores também estão otimistas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pode cortar as taxas de juros antes do esperado.
O governador do Fed, Christopher Waller, disse em entrevista à Bloomberg Television que apoiaria cortes nas taxas de juros se tarifas severas prejudicassem o mercado de trabalho.
O dólar registrou ganhos sólidos em relação aos principais rivais na sexta-feira, enquanto os preços do petróleo bruto foram mantidos em baixa devido ao temor de que o cartel de petróleo da OPEP e seus aliados aumentem ainda mais a produção.
Principais números às 15h30 GMT
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Último dia da campanha eleitoral no Canadá é abalado por ataque em Vancouver
Huawei prepara novo chip de IA para competir com a Nvidia
Shein sobe preços nos EUA em até 377% às vésperas de tarifas mais duras sobre pacotes importados da China
Dívida cara é culpa do governo, e não do BC, dizem economistas
Trump tem a pior avaliação para um presidente nos últimos 70 anos, apontam pesquisas