CNBC Piores (e melhores) ações durante os difíceis primeiros 100 dias de Trump

Mundo

Administração Trump mira agora revista jurídica de Harvard e faz investigação por ‘práticas discriminatórias’

Publicado 28/04/2025 • 19:39 | Atualizado há 11 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A administração Trump anunciou a abertura de investigações sobre a Universidade de Harvard e a Harvard Law Review após relatos de alegada discriminação racial nessa prestigiosa publicação.
  • O anúncio ocorre enquanto a administração Trump e Harvard estão em confronto devido às exigências do governo para que a universidade da Ivy League adote uma série de mudanças, incluindo o desmantelamento dos chamados programas de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) e a triagem de estudantes internacionais para identificar possíveis sinais ideológicos de alerta.
  • Duas semanas atrás, a administração Trump disse que estava congelando US$ 2,2 bilhões em subsídios para Harvard devido a preocupações com o antissemitismo no campus e outras questões.
Pessoas caminham pelo Harvard Yard, no campus da Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, em 15 de abril de 2025.

Pessoas caminham pelo Harvard Yard, no campus da Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, em 15 de abril de 2025.

Joseph Prezioso | AFP | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)

Nesta segunda-feira (28), a administração Trump anunciou a abertura de duas investigações sobre a Universidade de Harvard e a Harvard Law Review após relatos de que a prestigiosa revista jurídica estaria selecionando artigos para publicação com base na raça dos autores, e não no mérito.

O anúncio ocorre enquanto a administração Trump e Harvard estão em confronto devido às exigências do governo para que a universidade da Ivy League adote uma série de mudanças, incluindo o desmantelamento dos chamados programas de DEI (diversidade, equidade e inclusão) e a triagem de estudantes internacionais para identificar sinais ideológicos de alerta.

Duas semanas atrás, a administração Trump disse que estava congelando US$ 2,2 bilhões em subsídios para Harvard devido a preocupações com o antissemitismo no campus e outras questões.

Leia mais:

Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Trump critica Harvard enquanto disputa de financiamento vai para o tribunal
Harvard processa Trump por cortes de financiamento federal dos EUA

Nesta segunda-feira, os escritórios de direitos civis tanto do Departamento de Educação quanto do Departamento de Saúde e Serviços Humanos disseram que iriam investigar alegações de práticas discriminatórias na Harvard Law Review.

“As investigações são uma resposta às informações que o Departamento de Educação e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos receberam sobre políticas e práticas para a adesão ao periódico e seleção de artigos que podem violar o Título VI da Lei dos Direitos Civis de 1964”, de acordo com uma declaração conjunta emitida pelos departamentos.

Essa declaração citou relatos de que o editor da Law Review “teria escrito que era ‘preocupante’ que ‘quatro das cinco pessoas’ que queriam responder a um artigo sobre reforma policial ‘fossem homens brancos’”.

“Outro editor da Harvard Law Review sugeriu ‘que um artigo deveria passar por uma revisão acelerada porque o autor era uma minoria’”, disse a declaração dos departamentos.

Craig Trainor, secretário assistente interino para direitos civis do Departamento de Educação, disse em uma declaração: “O processo de seleção de artigos da Harvard Law Review parece escolher vencedores e perdedores com base na raça, empregando um sistema de favorecimento no qual a raça do acadêmico jurídico é tão ou mais importante que o mérito da submissão.”

“As exigências do Título VI são claras: beneficiários de assistência financeira federal não podem discriminar com base em raça, cor ou origem nacional”, disse Trainor. “Nenhuma instituição — não importa seu prestígio, pedigree ou riqueza — está acima da lei. A Administração Trump não permitirá que Harvard, ou qualquer outro beneficiário de fundos federais, viole os direitos civis de qualquer pessoa.”


📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo