Trump destaca guerra tarifária em discurso de 100 dias: “Podemos fazer acordos, mas não precisamos”
Publicado 29/04/2025 • 20:20 | Atualizado há 5 horas
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos
Tarifas de Trump pressionam empresas e podem aumentar preços: ‘Pequenas famílias locais são as que pagam por isso’, diz dona de sorveteria
Jim Cramer diz que políticos não devem esquecer que ‘acionistas são um grupo de interesse’
Ações da Super Micro despencam após fabricante de servidores divulgar resultados financeiros preliminares fracos
Snap, do Snapchat, tem crescimento acima do esperado no primeiro trimestre
Publicado 29/04/2025 • 20:20 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Em seu discurso em comemoração aos 100 dias de governo, o presidente americano Donald Trump enfatizou o combate à imigração ilegal, criticou o governo anterior, de Joe Biden, e falou que as tarifas estão colocando os EUA no rumo certo.
“Vamos defender as fronteiras. Agora temos um presidente que defende a nossa nação e as nossas fronteiras”, disse Trump.
“Em 100 dias, a gente conseguiu fazer a mudança mais profunda em Washington do que fizeram em cem anos”, discursou. “Estamos voltando à era de ouro dos EUA.”
Leia também:
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
“Trump exagera dados e cria incertezas”, diz consultora política sobre discurso dos 100 dias
Em determinado momento do discurso, Trump pausou para agradecer as pessoas que vão a vários de seus comícios.
Depois, Trump voltou a falar dos imigrantes. “O último governo criou uma invasão de gangues invadindo as nossas fronteiras, as nossas comunidades, estuprando os nossos cidadãos, e estou usando palavras suaves, e esse momento acabou, a história dos EUA se restaura.”
Trump citou um dado, difícil de ser checado, para enfatizar a diminuição de entrada de imigrantes nos EUA: 99,99%. “Três pessoas apenas conseguiram entrar. Deixaram entrar por motivos médicos, tudo bem. Comparado com centenas de milhares que entravam no governo anterior.”
O presidente americano continuou dizendo que “se a gente não tivesse vencido a eleição de 2024, os democratas da esquerda radical teriam dado anistia a 30 milhões de ilegais, muitos criminosos, assassinos, do maior nível de periculosidade. Demoraria alguns anos ou meses para que a gente fracassasse, como uma nação do terceiro mundo.”
Ele mencionou que seu objetivo número 1 era acabar com a imigração ilegal que atravessavam as fronteiras.
Guerra tarifária
Sobre as tarifas, Trump falou que representantes de diversos países, “até da China, estão vindo do mundo inteiro para negociar com o presidente”. “Nós podemos fazer esses acordos, mas não precisamos, nós que temos os produtos, mas eu quero ser uma pessoa legal, mas se demorar muito eu vou determinar o preço. São bilhões de dólares por dia.”
Trump mencionou também a trégua de tarifas do setor automobilístico e falou do foco em reconstruir a indústria automobilística dos EUA. O presidente americano mencionou que muitos políticos anteriores destruíram Detroit, que representa a indústria americana, para fazer Pequim crescer. “Vamos priorizar os EUA”, disse.
“A China roubou mais empregos de nós do que qualquer outro país.”
Ele disse que a tarifa de 145% para a China deve funcionar bem, e reiterou que os chineses querem negociar com os EUA.
“As tarifas foram colocadas sobre os carros, porque a gente não quer os carros de fora, incluindo do Canadá e do México, a gente quer os nossos próprios carros. Por que estamos subsidiando o Canadá e o México? Não tem nenhum motivo. Eu tenho orgulho de ser o presidente dos trabalhadores.”
Sobre Wall Street, ele disse que também quer proteger a classe média, sim, mas também o povo.
Sobre grandes empresas de capital aberto, mencionou a Apple, “a empresa está fazendo tudo na China, e agora disse que vai investir meio bilhão de dólares nos EUA. A Nvidia também, a Amazon, a Johnson e Johnson, a Merck, a GM, muitas outras empresas. Como consequência das nossas políticas, muitos americanos acreditam que estamos indo no caminho certo.”
“E isso é só o começo”, disse Trump.
Ao longo de seu discurso, em diferentes momentos, Trump fez críticas ao governo de Joe Biden. O presidente dos EUA também direcionou comentários a Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central americano, sem citar seu nome. “A inflação baixou e a taxa de juros, apesar que tem uma pessoa nessa área que não está trabalhando muito bem, mas não vou criticar, não podemos criticar o Federal Reserve.”
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Liubliana lidera ranking de cidades mais pró-criptomoedas do mundo
Waymo e Toyota fecham parceria para levar tecnologia de carros autônomos a veículos pessoais
Famosa pelo miojo, Nissin lança chocolate no Brasil; veja detalhes
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos
Tribunal Superior da UE considera ilegais os esquemas de 'passaporte dourado'