CNBC Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos

Tarifas do Trump

Trump destaca guerra tarifária em discurso de 100 dias: “Podemos fazer acordos, mas não precisamos”

Publicado 29/04/2025 • 20:20 | Atualizado há 5 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Em seu discurso em comemoração aos 100 dias de governo, o presidente americano Donald Trump enfatizou o combate à imigração ilegal, criticou o governo anterior, de Joe Biden, e falou que as tarifas estão colocando os EUA no rumo certo.
  • Sobre as tarifas, Trump falou que representantes de diversos países, "até da China, estão vindo do mundo inteiro para negociar com o presidente". "Nós podemos fazer esses acordos, mas não precisamos, nós que temos os produtos, mas eu quero ser uma pessoa legal, mas se demorar muito eu vou determinar o preço. São bilhões de dólares por dia."
  • Ele disse que a tarifa de 145% para a China deve funcionar bem, e reiterou que os chineses querem negociar com os EUA.

Em seu discurso em comemoração aos 100 dias de governo, o presidente americano Donald Trump enfatizou o combate à imigração ilegal, criticou o governo anterior, de Joe Biden, e falou que as tarifas estão colocando os EUA no rumo certo.

“Vamos defender as fronteiras. Agora temos um presidente que defende a nossa nação e as nossas fronteiras”, disse Trump.

“Em 100 dias, a gente conseguiu fazer a mudança mais profunda em Washington do que fizeram em cem anos”, discursou. “Estamos voltando à era de ouro dos EUA.”

Leia também:

Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
“Trump exagera dados e cria incertezas”, diz consultora política sobre discurso dos 100 dias

Em determinado momento do discurso, Trump pausou para agradecer as pessoas que vão a vários de seus comícios.

Depois, Trump voltou a falar dos imigrantes. “O último governo criou uma invasão de gangues invadindo as nossas fronteiras, as nossas comunidades, estuprando os nossos cidadãos, e estou usando palavras suaves, e esse momento acabou, a história dos EUA se restaura.”

Trump citou um dado, difícil de ser checado, para enfatizar a diminuição de entrada de imigrantes nos EUA: 99,99%. “Três pessoas apenas conseguiram entrar. Deixaram entrar por motivos médicos, tudo bem. Comparado com centenas de milhares que entravam no governo anterior.”

O presidente americano continuou dizendo que “se a gente não tivesse vencido a eleição de 2024, os democratas da esquerda radical teriam dado anistia a 30 milhões de ilegais, muitos criminosos, assassinos, do maior nível de periculosidade. Demoraria alguns anos ou meses para que a gente fracassasse, como uma nação do terceiro mundo.”

Ele mencionou que seu objetivo número 1 era acabar com a imigração ilegal que atravessavam as fronteiras.

Guerra tarifária

Sobre as tarifas, Trump falou que representantes de diversos países, “até da China, estão vindo do mundo inteiro para negociar com o presidente”. “Nós podemos fazer esses acordos, mas não precisamos, nós que temos os produtos, mas eu quero ser uma pessoa legal, mas se demorar muito eu vou determinar o preço. São bilhões de dólares por dia.”

Trump mencionou também a trégua de tarifas do setor automobilístico e falou do foco em reconstruir a indústria automobilística dos EUA. O presidente americano mencionou que muitos políticos anteriores destruíram Detroit, que representa a indústria americana, para fazer Pequim crescer. “Vamos priorizar os EUA”, disse.

“A China roubou mais empregos de nós do que qualquer outro país.”

Ele disse que a tarifa de 145% para a China deve funcionar bem, e reiterou que os chineses querem negociar com os EUA.

“As tarifas foram colocadas sobre os carros, porque a gente não quer os carros de fora, incluindo do Canadá e do México, a gente quer os nossos próprios carros. Por que estamos subsidiando o Canadá e o México? Não tem nenhum motivo. Eu tenho orgulho de ser o presidente dos trabalhadores.”

Sobre Wall Street, ele disse que também quer proteger a classe média, sim, mas também o povo.

Sobre grandes empresas de capital aberto, mencionou a Apple, “a empresa está fazendo tudo na China, e agora disse que vai investir meio bilhão de dólares nos EUA. A Nvidia também, a Amazon, a Johnson e Johnson, a Merck, a GM, muitas outras empresas. Como consequência das nossas políticas, muitos americanos acreditam que estamos indo no caminho certo.”

“E isso é só o começo”, disse Trump.

Ao longo de seu discurso, em diferentes momentos, Trump fez críticas ao governo de Joe Biden. O presidente dos EUA também direcionou comentários a Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central americano, sem citar seu nome. “A inflação baixou e a taxa de juros, apesar que tem uma pessoa nessa área que não está trabalhando muito bem, mas não vou criticar, não podemos criticar o Federal Reserve.”


📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Tarifas do Trump