Mercados europeus ficam negativos após dados mostrarem contração da economia dos EUA
Publicado 30/04/2025 • 11:09 | Atualizado há 4 semanas
Com a OpenAI na mira, DeepSeek lança discretamente atualização da inteligência artificial R1
Três principais conclusões dos lucros da Nvidia: queda na China, força da nuvem e futuro da IA
Best Buy corta vendas anuais e projeção de lucro, já que as tarifas aumentam o custo dos eletrônicos
Conselheiro de Trump, Hassett, está confiante de que as tarifas prevalecerão, apesar da decisão dos juízes
A guerra de preços dos veículos elétricos na China esquenta — O que está por trás dos grandes descontos?
Publicado 30/04/2025 • 11:09 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
Mercado de ações.
Pixabay
As ações europeias reverteram o curso e negociaram em baixa nesta quarta-feira (30), com os investidores analisando mais uma série de balanços e reagindo a dados econômicos piores do que o esperado dos Estados Unidos.
Leia mais
O índice Stoxx 600 reduziu os ganhos anteriores, sendo negociado em queda de 0,22% às 13h50 em Londres, colocando-o no caminho para interromper sua longa sequência de seis sessões de ganhos. O FTSE 100 do Reino Unido, que havia registrado 12 sessões consecutivas de ganhos em sua melhor sequência desde 2017, também entrou em território negativo após a divulgação dos dados dos EUA.
O setor automotivo reduziu os ganhos iniciais e foi negociado em queda de 1,2% durante as negociações da tarde, com a fraqueza dos lucros superando a assinatura, pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de um decreto que suavizou algumas de suas tarifas automotivas. A medida mantém uma alíquota de importação de veículos de 25%, mas reduz o nível geral devido a impostos adicionais sobre produtos como aço e alumínio.
As ações do setor de saúde subiram, com o índice regional Stoxx Healthcare subindo 1,3%. Diversas empresas do setor abordaram as tarifas americanas em seus relatórios de lucros do primeiro trimestre, com GSK, AstraZeneca e Smith+Nephew afirmando aos investidores que estavam bem posicionadas para lidar com qualquer impacto.
As tarifas de Trump, sem surpresa, emergiram como um tema-chave nos primeiros resultados corporativos, com muitos citando a dificuldade de fazer previsões, enquanto os lucros dos bancos superaram as estimativas. Essas tendências continuaram nesta quarta-feira (30), com o banco suíço UBS relatando um lucro líquido melhor que o esperado de US$ 1,692 bilhão no primeiro trimestre, enquanto a gigante automobilística Stellantis suspendeu sua projeção para o ano inteiro devido a incertezas.
Por outro lado, dados preliminares mostraram nesta quarta-feira (30) que a economia da zona do euro cresceu 0,4%, acima do esperado, no primeiro trimestre do ano, após a estagnação no final de 2024.
Em declarações ao programa “Europe Early Edition” da CNBC na quarta-feira (30), Gediminas Šimkus, presidente do Banco da Lituânia e membro do Conselho do Banco Central Europeu, afirmou apoiar um corte de juros de um quarto de ponto percentual na próxima reunião do BCE em junho que é “basicamente de conhecimento geral” que as tarifas americanas serão desinflacionárias para a zona do euro no curto prazo.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
97 milhões de pessoas em seis meses: maior canal de negócios cresce em todo país
Tribunal impede Trump de impor tarifas abrangentes com base na lei de poderes de emergência
Elon Musk anuncia saída do governo Trump
Santo André fecha acordo inédito com a Estônia para implementar tecnologia de governo digital
Brasil é reconhecido pela OMSA como país livre de febre aftosa sem vacinação