“Todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas”, diz Eduardo Leite sobre gripe aviária no RS
Publicado 16/05/2025 • 17:02 | Atualizado há 13 horas
China mantém controle sobre metais de terras raras após suspender algumas restrições à exportação dos EUA
Microsoft propõe separação do Teams dos pacotes Office para evitar sanções da UE
Alibaba, Tencent e JD.com mostram que anúncios com IA impulsionam compras
Sentimento do consumidor cai em maio, com expectativas de inflação nos EUA aumentando após tarifas
Cybertrucks do Catar, camelos de elite e mega-acordos históricos: Por que os países do Golfo investem tudo na visita de Trump
Publicado 16/05/2025 • 17:02 | Atualizado há 13 horas
KEY POINTS
Eduardo Leite (PSD).
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), informou que todas as medidas sanitárias necessárias para conter o foco de gripe aviária encontrado em um matrizeiro no município de Montenegro, já estão sendo tomadas. A publicação foi feita na rede social X (antigo Twitter).
Essa é a primeira vez que o vírus é detectado em uma granja comercial no país. Até então, o Brasil se mantinha livre da doença em seu sistema produtivo, mesmo com a circulação do vírus desde 2006 em regiões como Ásia, África e norte da Europa.
De acordo com Leite, ‘equipes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em conjunto com o Ministério da Agricultura, atuam para isolar e eliminar o foco identificado’. O governador afirmou que o sistema de vigilância sanitária do Estado é estruturado e cumpre protocolos reconhecidos internacionalmente.
Confira a publicação completa:
As exportações brasileiras de carne de frango estão suspensas para a União Europeia e China, confirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A suspensão automática e da forma de autoembargo está prevista no protocolo de exportação de frango acordado entre o Brasil e o bloco europeu.
A agência sanitária estatal a Argentina (Senasa), ordenou também a suspensão das importações de produtos e subprodutos de aves do Brasil.
“Após a confirmação das autoridades brasileiras, a Senasa solicitou ao setor produtivo o reforço das medidas de biossegurança em seus estabelecimentos”, afirmou a agência em comunicado. Segundo a entidade, as medidas permanecerão em vigor até que o Brasil seja certificado como livre da gripe aviária.
Leia também:
Associações do setor agropecuário se manifestam sobre caso de gripe aviária no RS; confira
Gripe aviária: o que é, como afeta aves e humanos e quais são os riscos
Em pronunciamento nesta sexta, Bruno Lucchi, diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), afirmou que “o consumo de carne de frango e de ovos não transmite a doença”, e reforçou que a transmissão ocorre entre pessoas que lidam diretamente com os animais nas granjas.
Ele destacou ainda que o Brasil já realiza monitoramento da gripe aviária desde 2003 e, nesse período, foram quase quatro mil análises para detecção do vírus, identificado principalmente em aves silvestres, devido à condição migratória do território nacional.
Segundo ele, a CNA recomendou que os avicultores reforcem as medidas de biossegurança nas granjas, conforme protocolos já divulgados pela entidade. Lucchi informou ainda que a CNA está trabalhando em parceria com o governo federal, o Ministério da Agricultura e a indústria para responder de forma coordenada e reduzir os impactos da ocorrência.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Exportações de carne de frango do Brasil para União Europeia estão suspensas, informa Fávaro
Copom critica política de crédito do governo e alerta para impacto sobre inflação
Cyrela tem lucro líquido de R$ 328 milhões no 1º trimestre
Alibaba, Tencent e JD.com mostram que anúncios com IA impulsionam compras
Com queda de 8%, lucro líquido da CPFL soma R$ 1,615 bilhão no 1º trimestre