Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Por que rendimentos dos títulos são importantes?
Publicado 19/05/2025 • 16:56 | Atualizado há 8 meses
Índia e União Europeia fecham acordo de livre-comércio “histórico”, diz primeiro-ministro Modi
Tensão em Minneapolis: Target fala em ‘violência dolorosa’, mas evita embate direto com Trump
Nike vai demitir 775 funcionários nos EUA enquanto acelera automação em centros de distribuição
Por que o governo Trump decidiu comprar ações de uma mineradora norte-americana de terras raras
Tarifas de Trump contra Coreia do Sul freiam otimismo nos mercados da Ásia
Publicado 19/05/2025 • 16:56 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Unsplash
Quando um investidor compra um título do governo, ele está efetivamente emprestando dinheiro a esse governo, com a promessa de que será devolvido integralmente ao final do prazo de vencimento.
O investidor tem direito a pagamentos regulares durante a vigência do empréstimo, sendo o valor desses pagamentos determinado pelo rendimento do título.
O rendimento é inversamente proporcional ao preço do título — portanto, quando um título é vendido, seu rendimento aumenta.
Grandes oscilações de preço em títulos do governo são importantes. Se os preços dos títulos do governo caírem – o que significa que os rendimentos disparam –, fica mais caro para o governo tomar dinheiro emprestado. O aumento dos rendimentos dos títulos do governo também pode se refletir nas taxas de outras formas de empréstimo, tornando mais caro para empresas e famílias tomarem dinheiro emprestado, impactando, em última análise, a economia em geral.
Em mercados como os EUA e o Reino Unido, os títulos do governo têm sido historicamente considerados investimentos seguros, visto que os governos eram considerados altamente improváveis de inadimplência.
No entanto, tanto o Reino Unido quanto os Estados Unidos têm observado volatilidade nos custos de empréstimos governamentais este ano, com os rendimentos dos títulos do Tesouro americano de 10 anos, referência no mercado, aumentando em abril, após o presidente Donald Trump revelar sua lista completa de tarifas recíprocas.
Quando o presidente posteriormente suspendeu essas tarifas por 90 dias, ele disse a repórteres que “o mercado de títulos estava animado”, mas insistiu que os movimentos do mercado não influenciaram sua decisão de suspender as tarifas de importação específicas para cada país.
O Reino Unido, por sua vez, viu o mercado de títulos do Reino Unido sofrer uma turbulência em 2022, quando o Banco da Inglaterra foi forçado a intervir, vendendo bilhões de dólares em títulos do governo de longo prazo depois que a série de cortes de impostos não financiados da então primeira-ministra Liz Truss assustou os fundos de pensão que detinham os títulos e desencadeou uma liquidação.
O banco central afirmou que sua intervenção visava evitar um “aperto injustificado das condições de financiamento e uma redução do fluxo de crédito para a economia real”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Sob pressão, Raízen busca alternativas para reduzir a dívida
3
Brasil 2030: Anvisa aposta em inteligência artificial para acelerar registros e reduzir filas
4
Maior loja da LEGO na América Latina é inaugurada em São Paulo
5
Quem é Diego Freitas? Conheça o novo CEO da Growth