Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lula celebra status sanitário e diz que agronegócio virou “principal negócio do Brasil”
Publicado 06/06/2025 • 09:25 | Atualizado há 4 meses
YouTube concorda em pagar R$ 131 mi a Trump para encerrar processo sobre suspensão de conta
Comcast nomeia executivo Mike Cavanagh para atuar como co-CEO
De Elon Musk a Satya Nadella, esses líderes de tecnologia já foram portadores de visto H-1B
DeepSeek da China lança modelo de IA de nova geração
Por que as produções de cinema estão deixando os EUA — e o que uma tarifa pode significar para Hollywood
Publicado 06/06/2025 • 09:25 | Atualizado há 4 meses
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou nesta sexta-feira (6), em Paris, a entrega oficial do certificado que reconhece o Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação, status que insere o país em um grupo restrito no cenário internacional.
“Hoje é um dia de agradecimento”, disse. “Os produtores de gado, o Ministério da Agricultura, os frigoríficos brasileiros trabalharam 60 anos para ser reconhecidos como cidadãos de primeira categoria.”
Durante o discurso, o presidente ressaltou que o feito representa não apenas um marco sanitário, mas também um avanço econômico e político. Segundo ele, a conquista simboliza o esforço coletivo do setor para se adequar a padrões internacionais. “Muitas vezes colocam exigências que achamos absurdas, mas nós cumprimos”, afirmou.
Lula destacou o papel estratégico da agropecuária na economia brasileira. “Já não é quebra-galho trabalhar com o agronegócio do Brasil. Virou o principal negócio do Brasil”, disse.
Ele ainda defendeu que a excelência do setor é essencial para disputar espaço no mercado global. “Se a gente quer competir, a gente tem que ser o melhor. A gente quer produzir a melhor carne, a carne mais saudável, e disputar os mercados do mundo inteiro com quem quer que seja.”
Em sua fala, o presidente também mencionou uma “discussão rigorosa” com o primeiro-ministro do Japão, apontando resistências de alguns países em importar carne brasileira, apesar dos avanços sanitários. “Mesmo aqueles que ainda não querem comprar nossa carne, eu tenho certeza de que o que aconteceu no Japão, no Vietnã, vai acontecer com a Coreia e com todos os países que ainda não compram.”
“Durante muito tempo, o Brasil foi tratado como se fosse um país insignificante. Ninguém respeita quem não se respeita”, declarou. “Se a gente quiser ser respeitado no mundo afora, nós temos que fazer o melhor e cada vez melhor.”
Segundo Lula, o Brasil tem potencial para se destacar em todas as frentes. “A gente não quer ser grande apenas na manutenção da floresta, nos 12% de água doce, nos 8,5 milhões de quilômetros quadrados. A gente nasceu para ser bom em tudo aquilo que a gente quer fazer.”
A conquista do status de país livre de febre aftosa sem vacinação foi aprovada em 29 de maio, durante a 92ª Sessão Geral da OMSA, mas a cerimônia foi articulada para contar com a presença do presidente brasileiro em Paris. Além de Lula, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também participou da entrega do certificado.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Esquema do INSS: alvo da PF diz que Nelson Wilians dependia de empréstimos de Camisotti
Aporte na Cosan deixa a situação da Raízen mais indefinida
Accenture prioriza IA e planeja desligar funcionários que não se adaptarem
Accenture investe US$ 1 bi em IA e compra a Aidemy para reforçar formação de talentos
Trump anuncia tarifa de 100% para filmes produzidos fora dos EUA