Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Quatro das oito atividades do varejo crescem em abril ante março, aponta IBGE
Publicado 12/06/2025 • 17:36 | Atualizado há 6 dias
Hackers pró-Israel destroem US$ 90 milhões em criptomoedas do Irã, diz empresa de análise
Aeronaves furtivas e bombas de mais de 13 toneladas: por que destruir o programa nuclear do Irã é tão difícil
Switch 2 valoriza ações da Nintendo em US$ 39 bilhões no ano
Grandes CEOs do petróleo soam o alarme com escalada de ataques entre Israel e Irã
Impactos tarifários estão começando a afetar os dados econômicos, aponta JPMorgan
Publicado 12/06/2025 • 17:36 | Atualizado há 6 dias
KEY POINTS
Varejo digital.
Pexels.
Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram crescimento nas vendas em abril ante março, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na média global, o volume vendido encolheu 0,4%. Houve avanços em
Na direção oposta, os recuos ocorreram em:
No comércio varejista ampliado – que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício – houve queda de 1,9% em abril ante março.
O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou retração de 2,2%, Material de construção caiu 0,4%, e Atacado alimentício não teve as informações divulgadas, por ter uma série histórica ainda curta para a dessazonalização.
Segundo o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram expansão em abril de 2025 ante igual mês de 2024. Na média global, o comércio varejista teve uma elevação de 4,8%. Houve crescimento em:
Na direção oposta, os recuos ocorreram em:
No varejo ampliado, as vendas subiram 0,8% em abril de 2025 ante abril do ano anterior. O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças encolheu 7,1%, Material de Construção teve queda de 2,7%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 2,4%.
Leia também:
“Varejo é venda diária. Se você não vende hoje, não recupera amanhã”, diz Karla Marques, VP da Cimed
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve uma alta de 0,3% em abril, divulgou nesta quinta-feira o IBGE.
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício, o índice de média móvel trimestral das vendas recuou 0,2% em abril.
O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo ampliado em março ante fevereiro, de uma alta de 1,9% para uma elevação de 1,7%.
No varejo restrito, a taxa de março ante fevereiro foi mantida em alta de 0,8%.
O volume de vendas do varejo chegou a abril em patamar 9,9% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. No varejo ampliado – que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas operam 5,6% acima do pré-pandemia. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio e foram divulgados nesta quinta pelo IBGE.
Os segmentos de artigos farmacêuticos, supermercados, veículos, material de construção e combustíveis estão operando acima do patamar pré-crise sanitária.
O segmento de artigos farmacêuticos opera em patamar 38,4% acima do pré-crise sanitária; supermercados, 12,4% acima; veículos, 12,1% acima; material de construção, 9,8% acima; e combustíveis e lubrificantes, 7,1% acima.
Os outros artigos de uso pessoal e doméstico estão 1,9% abaixo do nível de fevereiro de 2020; móveis e eletrodomésticos, 4,1% abaixo; equipamentos de informática e comunicação, 10,7% aquém; tecidos, vestuário e calçados, 16,2% abaixo; e livros e papelaria, 42,3% abaixo.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Mercado Livre investirá R$ 13,6 bilhões em São Paulo em 2025
Hackers pró-Israel destroem US$ 90 milhões em criptomoedas do Irã, diz empresa de análise
CNI critica elevação da Selic e alerta para sufocamento da economia
CNBC The China Connection: Exportadores chineses precisam cada vez mais construir marcas para sobreviver
Com mercado pouco explorado, “quiet cool” é aposta da The Growth Brands no Brasil, diz CEO