Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
E-commerce nacional movimentou R$ 225 bi em 2024; MPEs foram responsáveis por 30%, aponta MDIC
Publicado 24/06/2025 • 17:50 | Atualizado há 14 horas
Preços do petróleo caem mais de 6% após Trump autorizar China a comprar óleo do Irã
FedEx supera expectativas de lucro e prevê economia de US$ 1 bilhão no próximo ano fiscal
Amazon investirá 40 bilhões de euros no Reino Unido nos próximos três anos
EUA lideram alta no número de milionários, mas riqueza segue concentrada
Zuckerberg se cala sobre comunidade LGBTQ+ e Meta se afasta do SF Pride
Publicado 24/06/2025 • 17:50 | Atualizado há 14 horas
KEY POINTS
Compras pela internet (e-commerce).
Pixabay.
O comércio eletrônico com notas fiscais emitidas no país movimentou R$ 225 bilhões no ano passado, crescimento de 14,6% sobre 2023 e de 311% nos últimos cinco anos. Desde 2016, data de início da série, já foram negociados R$ 1 trilhão via comércio eletrônico.
Os números foram divulgados nesta terça-feira (24), na terceira edição do Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com dados da Receita Federal.
Leia mais:
Mercado de bairro representa um terço do setor varejista brasileiro, indica pesquisa da NielsenIQ
Mercado Livre investirá R$ 13,6 bilhões em São Paulo em 2025
As vendas de micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras pelo comércio eletrônico cresceram cerca de 1.200% nos últimos cinco anos, saltando de R$ 5 bilhões em 2019 para R$ 67 bilhões em 2024.
Os números mostram que as empresas de médio e grande porte também tiveram forte crescimento nessa modalidade, mas em nível porcentualmente menor – saindo de R$ 49 bilhões para R$ 158 bilhões no mesmo período, aumento de 220%.
Em valores, os produtos mais vendidos em 2024 no e-commerce nacional foram aparelhos de telefonia celular, (4,1% do total), livros (3,3%), refrigeradores (2,6%), televisores (2,2%), complementos alimentares (2,1%), máquinas digitais para processamento de dados (2,0%), calçados para esportes (1,1%), aparelhos para ar-condicionado (1,1%), pneumáticos de borracha (1,1 %) e outras participações capilares (1,1%).
Quando analisadas apenas as transações das MPEs, as obras de plástico saltam para a primeira posição no ranking, respondendo, em valores, por 2,7%. Na sequência, vêm complementos alimentares (2,1%), livros (1,6%), partes e acessórios de motocicletas (1,3%), calçados (1,2%), outras preparações capilares (1,1%), utensílios de mesa e cozinha (0,9%), móveis de madeira (0,9%), artefatos (0,9%) e acessórios para tratores e veículos (0,9%).
“De um lado, esses números refletem as novas dinâmicas do mercado; de outro, o ritmo crescente de expansão da economia brasileira de 2023 para cá, muito acima daquilo que todos os analistas esperavam”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Inteligência dos EUA diz que ataques não destruíram programa nuclear do Irã
Xi Jinping não deve participar da cúpula do Brics
China intensifica promoção do yuan enquanto a confiança no dólar americano sofre uma derrota
Primeiro-ministro da China pede que não transformem o comércio numa questão política ou de segurança
Haddad diz que aumento de gastos está suspenso e anuncia ajustes no crédito imobiliário para a classe média