Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Samsung espera que os lucros do 2º trimestre caiam mais da metade, enquanto luta para capturar a demanda por IA
Publicado 08/07/2025 • 06:50 | Atualizado há 3 meses
“Bitcoin não é uma classe de ativo”, alerta Hargreaves Lansdowne
China proíbe TechInsights de acessar dados de entidades chinesas após análise de IA da Huawei
Oriente Médio ganha terreno com turistas chineses durante a Golden Week
Morgan Stanley retira restrições sobre quais clientes ricos podem possuir fundos de criptomoedas
Como Julia Roberts aprendeu a lidar com críticas à carreira: ‘Eu tinha muitas coisas que precisava superar por mim mesma’
Publicado 08/07/2025 • 06:50 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Samsung é uma das maiores fabricantes de chips e processadores do mundo
Unsplash/Samsung Memory
Nesta terça-feira (8), a sul-coreana Samsung Electronics previu uma queda de 56% nos lucros do segundo trimestre, enquanto a empresa luta para capturar a demanda da líder em chips de inteligência artificial Nvidia.
A fabricante de chips de memória e smartphones projetou um lucro operacional de cerca de 4,6 trilhões de wons para o trimestre encerrado em junho, abaixo dos 10,44 trilhões de wons coreanos registrados no ano anterior.
O número é uma queda maior em comparação ao SmartEstimate da LSEG, ponderado em relação às previsões de analistas que são mais consistentemente precisas.
Segundo a LSEG SmartEstimate, a Samsung esperava registrar um lucro operacional de 6,26 trilhões de wons (US$ 4,57 bilhões) no trimestre. A Samsung projetou uma receita de 74 trilhões de wons, ficando abaixo da estimativa da LSEG SmartEstimate, de 75,55 trilhões de wons.
As ações da Samsung Electronics caíram até 1,13% no início do pregão agitado de terça-feira, após a divulgação das estimativas de lucro.
A Samsung é líder no mercado global de smartphones e também uma das maiores fabricantes mundiais de chips de memória, usados em dispositivos como laptops e servidores.
A empresa disse em um comunicado que os ajustes no valor do estoque e o impacto das restrições dos EUA sobre chips avançados de IA para a China contribuíram para o declínio nos lucros.
A empresa também ficou atrás de concorrentes como a SK Hynix e Micronem chips de memória de alta largura de banda — um tipo avançado de memória que está sendo implantado em chips de IA.
“Os lucros decepcionantes se devem às perdas operacionais contínuas no negócio de fundição, enquanto o crescimento no negócio de HBM de alta margem permanece contido neste trimestre”, disse MS Hwang, diretor de pesquisa da Counterpoint Research, sobre a previsão de lucros.
A SK Hynix, líder em HBM, garantiu sua posição como principal fornecedora da Nvidia. Embora a Samsung esteja supostamente trabalhando para certificar a versão mais recente de seus chips HBM pela Nvidia, uma reportagem de uma agência local sugere que esses planos foram adiados para pelo menos setembro.
A empresa se recusou a comentar sobre o status de seus acordos com a Nvidia, mas disse que os produtos HBM aprimorados estão prosseguindo com avaliação do cliente e envios.
Ray Wang, diretor de pesquisa de semicondutores, cadeia de suprimentos e tecnologias emergentes do Futurum Group, disse à CNBC que está claro que a Samsung ainda precisa passar pela qualificação da Nvidia para seu HBM mais avançado.
“Considerando que a Nvidia responde por cerca de 70% da demanda global por HBM, o atraso limita significativamente o crescimento no curto prazo”, disse Wang. Ele observou que, embora a Samsung tenha garantido algum fornecimento de HBM para processadores de IA da AMD, é improvável que essa vitória contribua para os resultados do segundo trimestre devido ao cronograma de aumento da produção.
Enquanto isso, o negócio de fundição de chips da Samsung continua enfrentando pedidos fracos e forte concorrência da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), acrescentou Wang.
A Reuters informou em setembro que a Samsung havia instruído suas subsidiárias em todo o mundo a cortar 30% do pessoal em algumas divisões, citando fontes familiarizadas com o assunto.
As ações da Samsung Electronics subiram mais de 16% no acumulado do ano, segundo dados da LSEG. A empresa divulgará seus resultados detalhados do terceiro trimestre no final deste mês.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
XP investiga se corretores informaram clientes corretamente sobre riscos dos COEs como nos casos de Ambipar e Braskem
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
EXCLUSIVO: perdas de 93% em COEs da Ambipar e Braskem são irreversíveis, alerta especialista
Cenário de risco: instabilidade econômica e inflação sem controle provocam fuga de empresas da Argentina