CNBC

CNBC Trump pressiona por tarifas mínimas de até 20% sobre a União Europeia, diz Financial Times

Tarifas do Trump

Trump pressiona por tarifas mínimas de até 20% sobre a União Europeia, diz Financial Times

Publicado 18/07/2025 • 18:59 | Atualizado há 11 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • De acordo com três pessoas a par das conversas comerciais entre os EUA e o bloco europeu, Trump endureceu suas exigências após semanas de negociações sobre um possível acordo de estrutura comercial, afirmou o jornal.
  • Com menos de duas semanas para o prazo final de Trump, marcado para 1º de agosto, as conversas entre as duas potências parecem ter estagnado.

EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO AFP

USA - EUA/TRUMP/TARIFAS/BRASIL/ANÚNCIO - ECONOMIA - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participa de almoço com líderes de países africanos no Salão de Jantar de Estado da Casa Branca, em Washington, DC, nesta quarta-feira, 9 de julho de 2025. Trump informou hoje que a tarifa sobre produtos importados do Brasil será de 50%, com início a partir de 1º de agosto. O republicano argumentou que o nível da taxa se dá por ordens judiciais que "censuram" mídias sociais americanas e inibem a liberdade de expressão de cidadãos dos EUA. Segundo Trump, esses ataques do Brasil partem do Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está exigindo tarifas mínimas de 15% a 20% sobre importações provenientes da União Europeia, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira (18) pelo Financial Times, que cita fontes envolvidas nas negociações.

De acordo com três pessoas a par das conversas comerciais entre os EUA e o bloco europeu, Trump endureceu suas exigências após semanas de negociações sobre um possível acordo de estrutura comercial, afirmou o jornal.

Leia mais:

União Europeia sanciona bancos chineses e refinaria na Índia contra a Rússia

Com menos de duas semanas para o prazo final de Trump, marcado para 1º de agosto, as conversas entre as duas potências parecem ter estagnado. A União Europeia esperava por um acordo semelhante ao do Reino Unido, que manteve uma tarifa-base de 10%, com isenções para alguns setores.

Trump tem frequentemente criticado o superávit comercial da UE com os Estados Unidos, que chegou a 198 bilhões de euros (cerca de US$ 231 bilhões) em bens.

Por outro lado, autoridades da União Europeia argumentam que o comércio é muito mais equilibrado quando serviços e investimentos também são levados em conta. Elas também prometeram aumentar as compras de petróleo e gás dos EUA como forma de reduzir o déficit comercial.

A CNBC entrou em contato com a Comissão Europeia, o braço executivo da UE, para comentar a reportagem, que provocou queda nas bolsas – o índice Dow Jones chegou à mínima da sessão, com queda de mais de 250 pontos.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tarifas do Trump