68% dos CEOs brasileiros estão confiantes com o crescimento global
Publicado 21/01/2025 • 08:37 | Atualizado há 3 meses
Trump vai se reunir com executivos da Walmart, Target e Home Depot para discutir tarifas
China promete retaliação contra países que apoiarem os esforços dos EUA para isolá-la
Trump pode fazer mudanças radicais no Departamento de Estado dos EUA, segundo documento obtido pela CNBC
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Global Payments anuncia acordo de US$ 24 bilhões para comprar a Worldpay
Publicado 21/01/2025 • 08:37 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Pixabay
Mesmo diante das tensões geopolíticas e comerciais, os CEOs brasileiros estão mais confiantes no crescimento da economia global do que em anos anteriores. Segundo pesquisa da PwC divulgada nesta terça-feira (21), 68% dos líderes empresariais no Brasil acreditam que o crescimento global irá acelerar nos próximos 12 meses.
Esse número mostra um avanço quando comparado com os 36% registrados na pesquisa de 2024. No cenário global, o otimismo também cresceu, com 58% dos executivos apostando em uma aceleração.
A confiança nas perspectivas de crescimento das empresas também segue em alta, embora o Brasil tenha registrado leve queda tanto para os próximos 12 meses quanto para os próximos três anos. Na visão global, essa confiança aumentou em ambos os períodos.
Entre as ameaças citadas pelos CEOs brasileiros, a falta de talentos qualificados é a que gera maior preocupação. A instabilidade macroeconômica aparece como o principal desafio.
Apesar disso, 53% dos CEOs brasileiros desejam aumentar o quadro de funcionários no próximo ano, enquanto apenas 14% indicaram intenção de reduzir. Globalmente, os números são menores: 42% pretendem contratar, contra 17% que consideram demitir.
Outro dado revelado pela pesquisa é que 45% dos CEOs brasileiros acreditam que suas empresas não serão viáveis nos próximos 10 anos se mantiverem os rumos atuais. Esse dado, segundo a pesquisa, aumentou 41% em relação ao ano passado, enquanto, no cenário global, houve uma leve melhora, passando de 45% para 42%.
Cerca de 64% dos líderes globais afirmaram ter adotado medidas para se reinventar. No Brasil, as iniciativas mais comuns incluem a busca por novos grupos de clientes e a inovação em produtos e serviços.
Mais lidas
BTG Pactual eleva participação no Méliuz para 6,27% das ações ordinárias
O vice-presidente dos EUA, Vance, afirma que há “progressos” em conversas comerciais com a Índia
Funeral do Papa Francisco é marcado para o sábado (26)
CNBC Daily Open: Investidores ficam cautelosos com ativos dos EUA enquanto Trump intensifica ataques a Powell
Cenário internacional tem sido vetor principal na determinação dos preços de mercado, diz presidente do BC