Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Brasil

68% dos CEOs brasileiros estão confiantes com o crescimento global

Publicado 21/01/2025 • 08:37

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Mesmo diante das tensões geopolíticas e comerciais, os CEOs brasileiros estão mais confiantes no crescimento da economia global do que em anos anteriores.
  • Segundo pesquisa da PwC divulgada nesta terça-feira (21), 68% dos líderes empresariais no Brasil acreditam que o crescimento global irá acelerar nos próximos 12 meses.
  • Esse percentual representa um avanço quando comparado com os 36% registrados na pesquisa de 2024.

Pixabay

Mesmo diante das tensões geopolíticas e comerciais, os CEOs brasileiros estão mais confiantes no crescimento da economia global do que em anos anteriores. Segundo pesquisa da PwC divulgada nesta terça-feira (21), 68% dos líderes empresariais no Brasil acreditam que o crescimento global irá acelerar nos próximos 12 meses.

Esse número mostra um avanço quando comparado com os 36% registrados na pesquisa de 2024. No cenário global, o otimismo também cresceu, com 58% dos executivos apostando em uma aceleração.

A confiança nas perspectivas de crescimento das empresas também segue em alta, embora o Brasil tenha registrado leve queda tanto para os próximos 12 meses quanto para os próximos três anos. Na visão global, essa confiança aumentou em ambos os períodos.

Escassez de talentos é principal preocupação

Entre as ameaças citadas pelos CEOs brasileiros, a falta de talentos qualificados é a que gera maior preocupação. A instabilidade macroeconômica aparece como o principal desafio.

Apesar disso, 53% dos CEOs brasileiros desejam aumentar o quadro de funcionários no próximo ano, enquanto apenas 14% indicaram intenção de reduzir. Globalmente, os números são menores: 42% pretendem contratar, contra 17% que consideram demitir.

Reinvenção dos negócios

Outro dado revelado pela pesquisa é que 45% dos CEOs brasileiros acreditam que suas empresas não serão viáveis nos próximos 10 anos se mantiverem os rumos atuais. Esse dado, segundo a pesquisa, aumentou 41% em relação ao ano passado, enquanto, no cenário global, houve uma leve melhora, passando de 45% para 42%.

Cerca de 64% dos líderes globais afirmaram ter adotado medidas para se reinventar. No Brasil, as iniciativas mais comuns incluem a busca por novos grupos de clientes e a inovação em produtos e serviços.

MAIS EM Brasil