CNBC

CNBC Tarifas dos EUA sobre medicamentos podem prejudicar algumas farmacêuticas mais do que outras

Brasil

Setor de alumínio alerta para risco de crise com nova tarifa dos EUA, diz presidente da ABAL

Publicado 06/06/2025 • 18:32 | Atualizado há 2 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Apesar do Brasil não ser o foco da nova sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos às importações de alumínio, o setor nacional pode sofrer efeitos colaterais, disse Janaina Donas, presidente da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).
  • A diretora destacou a preocupação com o desvio de comércio, à medida que outros países buscam novos mercados após o fechamento dos EUA.
  • De acordo com ela, a sucata é uma fonte estratégica e essencial para atender à crescente demanda por alumínio.

Apesar do Brasil não ser o foco da nova sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos às importações de alumínio, o setor nacional pode sofrer efeitos colaterais, disse Janaina Donas, presidente da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. “Exportamos 72 mil toneladas apenas em 2024, o que representa 16% do total”.

A diretora destacou a preocupação com o desvio de comércio, à medida que outros países buscam novos mercados após o fechamento dos EUA. “O Brasil passa a ser um dos países-alvo, pelo tamanho do nosso mercado consumidor. Temos um risco iminente de desmantelamento da nossa cadeia de reciclagem, que já vem sofrendo com surtos de exportação”.

De acordo com Donas, a sucata é uma fonte estratégica e essencial para atender à crescente demanda por alumínio. “Grande parte dessa demanda é atendida por um mix de produtos oriundos da produção de alumínio primário, que tem tido dificuldade de crescer. Então, a outra fonte importante é o alumínio secundário que provém da reciclagem”.

Leia mais:

EUA serão mais afetados pela Guerra Comercial de Trump do que a China, diz especialista

Guerra comercial eleva taxa de desemprego no Canadá para 7%

Janaina também falou sobre o agravamento das importações predatórias. “Nós já temos um cenário de desvio de comércio em alguns mercados específicos, como o de chapas e folhas, com medidas compensatórias aplicadas a produtos da China, mas agora esse cenário tende a se agravar”.

A presidente citou tarifas americanas que ultrapassam 90% para os chineses e pressionam o Brasil como rota alternativa, e defendeu ações imediatas do governo: “O que nós precisamos neste momento é uma visão estratégica, com medidas de curto prazo para evitar o agravamento das distorções”.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil