Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Carro é o principal meio de transporte para o trabalho, diz Censo
Publicado 09/10/2025 • 19:32 | Atualizado há 4 meses
Por que o governo Trump decidiu comprar ações de uma mineradora norte-americana de terras raras
Trump “castiga” Coreia do Sul com tarifas de 25% após trava em acordo comercial
Tensão em Minneapolis: Target fala em ‘violência dolorosa’, mas evita embate direto com Trump
Nike vai demitir 775 funcionários nos EUA enquanto acelera automação em centros de distribuição
Empresa de terras raras salta após aporte do Departamento de Comércio dos EUA
Publicado 09/10/2025 • 19:32 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Imagem de carros.
Pixabay.
O carro é o principal meio de transporte utilizado pelos brasileiros para ir ao trabalho, de acordo com dados do Censo Demográfico 2022 divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, 32% das pessoas que precisam se deslocar pelo menos três vezes por semana até o local de trabalho usam o automóvel, superando a proporção de 21,4% das que utilizam ônibus. Em terceiro lugar estão aquelas que se deslocam a pé, ao menos na maior parte do tempo, somando 17,8%.
O analista do IBGE Mauro Sérgio Pinheiro de Sousa avalia que “o censo traz justamente esse quadro amplo do Brasil, mostrando os gargalos e as dificuldades”. Segundo ele, o cenário reflete “nosso histórico, que privilegiou o automóvel em detrimento de outros meios de transporte”, mas também evidencia “as carências do transporte público, especialmente mais impactantes em grandes concentrações urbanas, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília”.
Essas carências se refletem principalmente no tempo de deslocamento. Na média brasileira, a maior parte dos trabalhadores (57%) leva de seis minutos até meia hora para chegar ao local de trabalho, totalizando 40 milhões de pessoas. Mas essa proporção é menor no Sudeste (53%) e cai para cerca de 36% nas duas maiores cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo.
Na outra ponta, 12,6% das pessoas levam mais de uma hora no trajeto, percentual que sobe para 27,9% em São Paulo e 29,8% no Rio de Janeiro.
A região metropolitana do Rio de Janeiro também se destaca no ponto mais extremo da escala — o dos trabalhadores que levam mais de duas horas para chegar ao trabalho. Onze cidades fluminenses aparecem na lista dos 20 municípios com mais de 100 mil habitantes que têm o maior percentual de trabalhadores que declararam esse tempo de deslocamento, incluindo as três primeiras posições.
Leia também:
Desemprego continua no nível mais baixo da série histórica, segundo IBGE
Produção industrial recua em 7 estados pesquisados pelo IBGE em julho ante junho
Em Queimados, a grande campeã, 12,5% dos trabalhadores demoram pelo menos duas horas no trajeto de casa até o trabalho. A proporção na capital fluminense foi de 5,6%, enquanto a média brasileira ficou em 1,8%.
O Censo também identificou relações entre o tempo de deslocamento e desigualdades sociais. Por exemplo, 16,4% das pessoas negras e 12,2% das indígenas levam pelo menos uma hora para chegar ao trabalho, enquanto entre as pessoas brancas a proporção é de 10,4%. Além disso, maiores rendimentos domiciliares per capita estão associados a menores tempos de deslocamento.
Essas diferenças também aparecem na análise dos meios de transporte. A proporção de pessoas que vão de automóvel para o trabalho alcança 42,9% entre as pessoas brancas, mais que o dobro da proporção declarada pelas pessoas pretas, que utilizam mais o ônibus (29%).
Entre os trabalhadores com ensino superior completo, 57,8% vão de carro para o trabalho, enquanto a proporção entre os que têm ensino médio completo é menos da metade (28,6%). Já o meio preferencial das pessoas sem instrução ou com ensino fundamental completo é ir a pé, com 25,6%.
Os analistas do IBGE também cruzaram os dados de tempo de trajeto e meio de transporte e identificaram que 70% das pessoas que usam ônibus como principal meio levam pelo menos meia hora no deslocamento. Já 52,2% dos usuários de trem ou metrô demoram uma hora ou mais para chegar ao trabalho.
Ainda de acordo com o Censo, em 2022, 88,4% dos brasileiros trabalhavam no mesmo município de residência — sendo 71,4% em outro local e 16,9% na própria casa ou propriedade. Por outro lado, 10,7% dos trabalhadores precisavam se deslocar para outro município para trabalhar, e 7,9 milhões dessas pessoas faziam esse percurso pelo menos três dias por semana.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Quem é Diego Freitas? Conheça o novo CEO da Growth
3
Banco Master: Vorcaro, Lula e o contrato milionário com o escritório de Lewandowski
4
Índia entra em alerta com surto do vírus Nipah e dezenas em quarentena
5
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil