Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Datafolha aponta aumento da reprovação ao STF e ao Congresso entre os brasileiros
Publicado 06/08/2025 • 09:56 | Atualizado há 3 meses
Google processa cibercriminosos da China por golpes em 120 países
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Lucro da Foxconn, fornecedora da Nvidia, supera expectativas com demanda por IA
Jim Cramer: gastos da OpenAI levantam dúvidas sobre capacidade de financiamento
Casa Branca alerta que dados do ‘payroll’ e do CPI de outubro podem nunca ser divulgados
Publicado 06/08/2025 • 09:56 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília.
Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil
A mais recente pesquisa do Instituto Datafolha revelou um aumento da insatisfação da população brasileira com as instituições da República nos últimos meses. Tanto o Supremo Tribunal Federal (STF) quanto o Congresso Nacional registraram crescimento nos índices de reprovação em comparação com a medição anterior, realizada em março de 2024.
No caso do STF, 36% dos entrevistados consideram a atuação dos ministros ruim ou péssima, contra 29% que veem o trabalho como ótimo ou bom. Outros 31% classificam como regular e 4% não souberam opinar. Além disso, 68% acreditam que os ministros priorizam os próprios interesses, enquanto apenas 27% acham que a Corte pensa primeiro na população.
Entre os bolsonaristas, a reprovação ao Supremo atinge 81%, reflexo da escalada de tensões entre apoiadores do ex-presidente e a Corte, especialmente após a decretação de prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, decisão do ministro Alexandre de Moraes. Já entre os petistas, 59% aprovam o STF e só 9% desaprovam.
Desde a última pesquisa, a percepção negativa do STF cresceu. Em março de 2024, a reprovação era de 28%. No mesmo período, aumentaram os embates entre o Supremo e figuras políticas, como a cassação de vistos americanos de ministros, articulada por Eduardo Bolsonaro, que também pede a aplicação da Lei Global Magnitsky contra Moraes.
No Congresso, o cenário não é muito diferente. A pesquisa mostra que 35% dos brasileiros consideram o desempenho de deputados e senadores ruim ou péssimo, enquanto apenas 18% avaliam como ótimo ou bom. A maioria, 41%, vê como regular, e 6% não opinaram. Além disso, 78% dizem que os congressistas atuam pensando neles próprios — apenas 18% acreditam que priorizam a população.
A desaprovação ao Legislativo também cresceu: em março de 2024, 23% o avaliavam negativamente. O levantamento aponta que o aumento da rejeição ocorre em meio a atritos com o Executivo, como a derrubada do aumento do IOF, defendido por Lula, e o veto ao projeto que ampliava o número de deputados.
Nas redes, a tensão gerou campanha com o lema “Congresso inimigo do povo”, impulsionada por perfis governistas, alguns com uso de conteúdo criado por inteligência artificial para criticar as Casas.
Entre os petistas, a avaliação é mais dividida: 28% reprovam e 26% aprovam. Já entre os bolsonaristas, 38% desaprovam e apenas 14% aprovam.
A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho com 2.004 pessoas e tem margem de erro de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
2
Reunião para anunciar fim do regime de trabalho remoto integral tem bate-boca e Nubank demite 12 funcionários
3
WhatsApp bloqueia contas por suspeita de spam e gera onda de reclamações
4
Bradesco e Itaú acionam Justiça para barrar falência da Oi
5
Executiva do Nubank que acabou com home office esteve no centro de outras polêmicas, veja