Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
São Paulo tem alerta máximo para fortes chuvas nos próximos dias
Publicado 30/12/2025 • 07:54 | Atualizado há 2 horas
Europa vê disparada de investimentos privados em tecnologia de defesa
Após estudar crianças de alto desempenho, pesquisador alerta para erro comum na educação dos filhos
Um ano após o ambicioso plano de IA do Reino Unido, implementação da infraestrutura foi um sucesso?
Por que comprar a Berkshire foi, segundo Warren Buffett, o seu maior erro?
Custo-benefício guiou cardápio dos restaurantes em 2025; e isso não mudará no próximo ano
Publicado 30/12/2025 • 07:54 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
A mobilização do gabinete de crise ocorre em um contexto de reforço da atuação da Defesa Civil em todo o litoral durante o verão. Foto: Divulgação/Governo de SP
A mobilização do gabinete de crise ocorre em um contexto de reforço da atuação da Defesa Civil em todo o litoral durante o verão. Foto: Divulgação/Governo de SP
A Defesa Civil emitiu alerta máximo para fortes chuvas em São Paulo nos próximos dias e instalou um gabinete de crise para coordenar ações de prevenção e resposta aos municípios durante o feriado de Ano Novo.
A medida ocorre diante da previsão de temporais com acumulados entre 20 e 50 milímetros por dia, além de rajadas de vento, trovoadas e possibilidade de granizo.
Segundo o monitoramento meteorológico, o risco de fortes chuvas é maior a partir desta segunda-feira (29), com destaque para as regiões de Presidente Prudente, Marília, Itapeva e Registro, onde as instabilidades devem ocorrer de forma mais intensa.
No dia 31, a previsão indica calor intenso e tempo abafado, com pancadas típicas de verão, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo e na faixa leste do estado, que inclui o Litoral Norte e a Baixada Santista. Mesmo sem previsão de grandes acumulados, permanece o risco de tempestades isoladas, acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil opera de forma ininterrupta, com monitoramento contínuo das condições climáticas e emissão de alertas para prefeituras e população.
A partir de 1º de janeiro, o avanço de uma nova frente fria deve concentrar as fortes chuvas na faixa leste do estado, incluindo o Vale do Ribeira, com acumulados que podem chegar a 60 milímetros. No dia 2, o Litoral Norte entra em alerta máximo, com previsão de volumes de até 100 milímetros e ocorrência de rajadas de vento.
No dia 3, o alerta permanece para o Litoral Norte, com aumento das chuvas também no oeste paulista. Já no dia 4, a previsão indica precipitações entre 50 e 100 milímetros no interior, além da capital e do litoral, marcando o retorno do feriado com risco elevado de temporais, ventos fortes, granizo e trovoadas.
Como parte da preparação para o período de fortes chuvas, o Fundo Social de São Paulo permanece de prontidão para o envio de ajuda humanitária, incluindo cestas básicas, kits de limpeza, higiene e dormitório, além de lonas, telhas e água potável, conforme a necessidade de cada município.
A mobilização ocorre dentro da Operação Verão Integrada, que mantém 5,4 mil agentes em prontidão em todo o estado. Equipes de 16 cidades passaram por capacitação específica e receberam kits de verão com equipamentos como pluviômetros, botas, capacetes, luvas e coletes.
A Defesa Civil também reforçou o uso do Painel de Inteligência SP Sempre Alerta, que integra dados meteorológicos e reduziu em cerca de 80% o tempo de tomada de decisão para a emissão de alertas. A ferramenta reúne informações antes dispersas em diferentes fontes e utiliza algoritmos e inteligência artificial para apoiar o trabalho técnico.
Além do risco de fortes chuvas, o estado enfrenta uma onda de calor que elevou em até 60% o consumo de água na Grande São Paulo. Diante disso, a Defesa Civil reforça a importância do uso consciente da água, com medidas simples para reduzir o desperdício e preservar os mananciais.
A SP Sempre Alerta – Operação Chuvas reúne R$ 69,5 milhões em investimentos e modernização tecnológica. De forma inédita, o plano de contingência passou a cobrir todo o território paulista, organizando ações de prevenção, monitoramento e resposta a eventos climáticos extremos, com foco na redução de riscos, proteção da população e preservação de vidas.
Leia também:
Ozempic é aposta de longo prazo para ciência, mas mercado pressiona Novo Nordisk; entenda
Mega da Virada: como investir sem colocar o prêmio em risco
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Mega da Virada 2025: quanto custa a aposta simples?
2
Mega da Virada: veja todos os números sorteados desde a primeira edição
3
Batatas do McDonald’s viram palco de disputa familiar bilionária; entenda
4
Mega da Virada: relembre quem foram os ganhadores da edição de 2024
5
Apesar de título, Corinthians termina 2025 com valor multimilionário em dívidas