Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Confiança do consumidor sobe no Brasil e país lidera ranking nas Américas
Publicado 02/02/2026 • 09:00 | Atualizado há 3 horas
CEO da Nvidia nega estar insatisfeito com a OpenAI e confirma investimento ‘enorme’
Ministra das Finanças da Índia projeta consolidação fiscal moderada no orçamento
Na América Latina, mini-dramas chineses estão revolucionando o mercado de streaming
Gigante chinesa AstraZeneca vai abrir capital em Nova York nesta segunda-feira (2)
Documentos ligam Musk a conversas sobre visita à ilha privada de criminoso sexual
Publicado 02/02/2026 • 09:00 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Confiança do consumidor sobe no Brasil e país lidera ranking nas Américas
A confiança do consumidor no Brasil iniciou 2026 em alta e consolidou a trajetória positiva observada no segundo semestre de 2025. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou dois pontos em janeiro ante dezembro, alcançando 55,1 pontos, e colocou o país na liderança das Américas e na sexta posição global, à frente de economias como Estados Unidos e México, segundo levantamento da Ipsos.
O movimento de alta da confiança no Brasil foi sustentado principalmente pela melhora expressiva do subíndice de emprego. O indicador reflete uma percepção mais favorável sobre estabilidade no mercado de trabalho e expectativas menos negativas para os próximos meses.
“O avanço é sustentado pela melhora do subíndice de emprego, que reflete maior percepção de estabilidade no mercado de trabalho e expectativas menos negativas para a economia”, avaliou Rafael Lindemeyer, Líder do Cluster de Experiência da Ipsos.
Na comparação anual, o ICC brasileiro está quatro pontos acima do registrado em janeiro de 2025 e retorna a um patamar semelhante ao observado no primeiro trimestre de 2024, indicando recomposição gradual da leitura do consumidor sobre a economia doméstica.
Leia também: TV paga perde 1,6 milhão de clientes em 2025: qual o impacto no mercado?
Com os 55,1 pontos registrados em janeiro, a confiança do consumidor brasileiro superou a de países como Estados Unidos, que marcou 53,8 pontos, e México, com 54,2 pontos. O desempenho colocou o Brasil como o país mais confiante da América Latina e de todo o continente americano.
Nos Estados Unidos, a confiança permanece acima da linha de neutralidade, apoiada por ganhos nos subíndices de emprego e expectativas, embora o custo de vida siga pressionando a avaliação dos consumidores.
No cenário internacional, a confiança do consumidor avançou 0,5 ponto em janeiro e atingiu 49,9 pontos, marcando o terceiro mês consecutivo de alta após um período prolongado de estagnação ao longo de 2025.
O avanço global reflete uma leve melhora das expectativas em relação ao futuro e do mercado de trabalho, embora o índice agregado permaneça próximo da linha de neutralidade, com menos da metade dos países pesquisados acima desse patamar.
Apesar da melhora global da confiança, o cenário segue heterogêneo entre os países. Enquanto economias avançadas mantêm níveis mais elevados de confiança relativa, países como a Argentina continuam registrando indicadores mais baixos, refletindo um ambiente de maior incerteza e volatilidade econômica.
O início de 2026 indica um consumidor global um pouco mais confiante, sustentado por sinais pontuais no mercado de trabalho, mas ainda distante de um movimento amplo de recuperação consistente, em meio a instabilidades geopolíticas e desafios nas relações econômicas internacionais.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
Fictor, que fez proposta pelo Master, pede recuperação judicial
3
Investir em Tesouro Direto atrelado à inflação é a bola da vez, dizem especialistas
4
Ex-sócio do Master tenta vender o Banco Pleno em meio a crise de liquidez
5
Justiça de São Paulo suspende plano de recuperação extrajudicial do St. Marche