Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: Kátia Abreu afirma que União Europeia-Mercosul é destaque em Davos e deve impulsionar exportações brasileiras
Publicado 19/01/2026 • 13:43 | Atualizado há 2 horas
Como remédios para obesidade podem engordar as contas das companhias aéreas
Principais analistas de Wall Street estão confiantes em três ações para o longo prazo; saiba quais são
O desafio de Warren Buffett: a pergunta que ele fazia a estudantes pode mudar seu futuro financeiro
Ações de montadoras despencam após ameaça de tarifas de Trump por causa da Groenlândia
Crescimento da China desacelera no quarto trimestre, o mais fraco em quase três anos
Publicado 19/01/2026 • 13:43 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
O acordo comercial entre União Europeia e Mercosul deve ser um dos temas centrais do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que começa nesta semana. Para comentar o impacto do bloco para o Brasil e o Mercosul, o Real Time conversou com Kátia Abreu, ex-ministra e especialista em relações internacionais e comércio exterior.
“O Brasil, o Mercosul e o Acordo União Europeia-Mercosul são a grande sensação do mundo neste momento”, afirmou Kátia Abreu, destacando a dimensão econômica e geopolítica do acordo, que envolve 750 milhões de pessoas e um PIB de 22 trilhões de dólares.
Segundo a especialista, a assinatura do acordo representa a saída do isolamento da América do Sul, colocando o Brasil e o Mercosul em posição estratégica frente a grandes potências como Estados Unidos e China. Ela ressaltou que o bloco europeu optou por avançar em uma decisão de longo prazo com forte motivação geopolítica.
“Todos saíram do isolamento, tanto o Mercosul e o Brasil quanto a União Europeia. Esse é o grande destaque de Davos”, disse Abreu, ao explicar a repercussão internacional do acordo e a atenção que o bloco recebeu de investidores e governos estrangeiros.
A especialista também comentou as vantagens imediatas do acordo para o Brasil, incluindo abertura de exportações de etanol, frango, café, suco de laranja e frutas, além de oportunidades para indústrias participarem de licitações governamentais na Europa.
Leia também: Tesouro dos EUA tenta conter crise da Groenlândia e alerta UE contra retaliação
Abreu destacou que a redução de tarifas para setores estratégicos terá efeitos rápidos sobre o agronegócio e a indústria brasileira. “Para vocês terem ideia, a cada R$ 1 bilhão exportado para a União Europeia, são 22 mil empregos criados”, afirmou, ressaltando o potencial de geração de empregos e crescimento econômico.
Ela explicou que o acordo está dividido em fases: redução imediata de tarifas para produtos-chave, prazos médios de 10 a 15 anos para setores sensíveis e regras de reconhecimento de origem para produtos tradicionais, como o queijo da Serra da Canastra.
A especialista ainda apontou que a assinatura do acordo foi possível graças à redução do desmatamento nos últimos anos, reforçando a credibilidade ambiental do Brasil frente à União Europeia. “Graças à redução nos três últimos anos, conseguimos convencer os europeus a assinarem o acordo”, disse, destacando o impacto positivo para a imagem e o comércio internacional do país.
Kátia Abreu concluiu afirmando que o acordo abrirá novas oportunidades de crescimento para o Brasil e para a região do Mercosul, reforçando a posição estratégica do país no comércio global.
“Agora é olhar para frente, para o futuro, para o Brasil crescendo. Tenho certeza de que este acordo vai impulsionar a nossa região, o Mercosul, e principalmente o nosso país”, finalizou.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
2
O desafio de Warren Buffett: a pergunta que ele fazia a estudantes pode mudar seu futuro financeiro
3
Times I CNBC fecha 2025 como emissora de jornalismo de negócios de maior audiência do Brasil
4
Até quando as empresas podem aderir ao Simples Nacional em 2026? Veja datas
5
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto