Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
São Paulo perde NFL para o Rio de Janeiro; prefeito Eduardo Paes “provoca” rival
Publicado 27/09/2025 • 14:36 | Atualizado há 2 horas
EXCLUSIVO: CEO da Johnson & Johnson fala sobre avanço de tratamentos contra câncer e diz por que a empresa deve escapar da nova tarifa de Trump
De olho no mercado europeu, Xiaomi planeja showrooms para lançar carros elétricos no continente em 2027
Spirit Airlines reduz 25% da malha e corta 40 rotas para enfrentar nova recuperação judicial
Queda da natalidade coloca o futuro da Coreia do Sul em risco
Trump pede demissão de Lisa Monaco, presidente de assuntos globais da Microsoft
Publicado 27/09/2025 • 14:36 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Chicago Bears, equipe da NFL
Flickr
Depois de dois anos com a Neo Química Arena, em São Paulo, como casa da NFL no Brasil, o Rio de Janeiro conquistou o direito de sediar a partida da liga a partir de 2026.
O acordo foi fechado nesta semana e garante cinco temporadas de parceria, com pelo menos três jogos no período, tendo o Maracanã como palco.
O anúncio foi comemorado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) em vídeo publicado nas redes sociais neste sábado (27). Ao lado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), Paes aproveitou para provocar São Paulo. “Tino, Tino, quem sentiu?”, disse em referência ao repórter Tino Marcos e a Galvão Bueno. “Olha, parece que São Paulo sentiu”, respondeu Cavaliere. “Sentiu, Tino”, completou o prefeito.
Em março, Paes já havia adiantado que o Rio estava perto de fechar com a NFL. Na ocasião, chegou a dizer que “roubaria” o evento de São Paulo: “Eles fizeram um jogo no ano passado em São Paulo e eu já roubei para, em 2026, ser aqui no Rio”, declarou.
A NFL, por sua vez, negou repetidamente que houvesse acordo fechado, mas manteve conversas com a prefeitura carioca. Desde a estreia do futebol americano no Brasil, em 2023, o Maracanã sempre esteve no radar da liga para futuros jogos internacionais.
Apesar de o Rio ter garantido a próxima edição, São Paulo segue negociando com a NFL. A tendência é que, nos próximos anos, as cidades revezem a realização dos jogos, modelo semelhante ao da Alemanha, onde Munique, Frankfurt e Berlim recebem partidas em alternância.
O prefeito paulistano Ricardo Nunes (MDB) chegou a comparar a relação da cidade com a liga, afirmando que São Paulo foi a “primeira namorada” da NFL no Brasil.
Há ainda quem defenda a possibilidade de dois jogos anuais no país, a exemplo do que ocorre em Londres. Mas fontes ligadas às negociações afirmam que essa hipótese é pouco provável, devido ao limite de jogos internacionais por temporada e à logística envolvida em trazer partidas para o hemisfério sul.
Na temporada de 2025, a NFL incluiu oito jogos fora dos Estados Unidos, teto atualmente permitido pela liga. Além de São Paulo, que recebeu Kansas City Chiefs x Los Angeles Chargers na semana 1, Dublin (Irlanda) estreia no calendário. Londres terá três jogos, enquanto Madri e Berlim também recebem partidas.
Com o Rio e o Maracanã confirmados em 2026, a NFL ampliará ainda mais seu alcance global. No mesmo ano, Melbourne (Austrália) também receberá seu primeiro confronto da liga.
Ao todo, a NFL já organizou 56 partidas da temporada regular fora dos EUA, em cidades como Frankfurt, Londres, Cidade do México, Munique, São Paulo e Toronto.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Grupo Boticário se posiciona após citação de franqueado em operação da Receita contra PCC
EXCLUSIVO: ‘Outra proposta do BRB pelo Master provavelmente seria aprovada’, diz presidente do Cade
Retorno de Jimmy Kimmel pós-suspensão atrai três vezes mais telespectadores
Da febre ao cansaço? Pop Mart comemora queda nos preços de revenda do Labubu
Setor moveleiro enfrenta nova instabilidade com tarifaço, alerta Abimóvel