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Economia Brasileira

Portuguesa Mota-Engil vence leilão do túnel Santos-Guarujá na B3

Publicado 05/09/2025 • 17:13 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A Mota-Engil, construtora portuguesa que tem a chinesa CCCC como acionista, venceu nesta sexta-feira (5) o leilão da concessão do Túnel Santos-Guarujá, uma das principais obras do Novo PAC. A proposta vencedora apresentou 0,5% de desconto sobre o valor da contraprestação pública.
  • O túnel terá 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos, três faixas de rolamento por sentido, uma faixa para VLT e travessia para pedestres e ciclistas, utilizando a tecnologia de túnel imerso, inédita no Brasil e aplicada internacionalmente.
  • A obra reduzirá o tempo de travessia entre Santos e Guarujá para aproximadamente cinco minutos, beneficiando veículos, ciclistas e pedestres; o projeto tem investimentos de R$ 6,8 bilhões e previsão de conclusão em cinco anos, além de impulsionar economia local, turismo e transporte sustentável.

A Mota-Engil, construtora portuguesa que tem a chinesa CCCC como acionista, venceu nesta sexta-feira (5) o leilão da concessão do Túnel Santos-Guarujá, uma das principais obras do Novo PAC. A proposta vencedora apresentou 0,5% de desconto sobre o valor da contraprestação pública. A única concorrente, a espanhola Acciona, ofertou desconto zero.

O contrato prevê investimentos de R$ 6,8 bilhões para a construção do empreendimento, além de R$ 1,78 bilhão em despesas operacionais estimadas ao longo da PPP de 30 anos, período em que a empresa será responsável pela operação e manutenção da infraestrutura.

Detalhes da disputa

O certame ocorreu na sede da B3, em São Paulo. Representada pela Galápagos Capital, a Mota-Engil ofereceu desconto de 0,5% sobre a contraprestação anual máxima de R$ 430 milhões. Como a diferença entre as propostas superou 20%, a comissão declarou vencedora a oferta da empresa portuguesa, sem necessidade de fase de lances em viva-voz.

Do total de investimentos, R$ 5,1 bilhões serão financiados pelos governos federal e estadual.

Projeto inédito

O túnel será construído pelo método de túnel imerso, tecnologia inédita no Brasil, já aplicada em países como a Holanda. A estrutura terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, com três faixas de rolamento por sentido, uma faixa exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e passagens para pedestres e ciclistas. A previsão é que a obra seja concluída em cinco anos.

Impactos locais

Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita majoritariamente por balsas, que transportam cerca de 21 mil veículos por dia, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. O novo túnel deve reduzir o tempo de travessia para cinco minutos, contra até 1h30 pelo trajeto rodoviário.

A expectativa é que a obra impulsione o turismo, fortaleça a economia regional e contribua para a redução das emissões de carbono, estimulando o uso de meios de transporte coletivos e sustentáveis.

Após a confirmação da vitória, o próximo passo será a análise da documentação, seguida da assinatura do contrato e do início da execução do projeto, que será faseada para agilizar a entrega e reduzir custos.

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