Vendas de celulares estrangeiros caem 47% na China, sinalizando problemas para a Apple
Seu dinheiro: veja cinco conselhos para gerenciar o patrimônio em 2025
Turismo noturno promete ser a grande tendência de viagens em 2025
Frutos do mar cultivados em laboratório podem ser a solução para a indústria pesqueira
Enquanto Musk critica trabalho remoto, economistas dizem que ele veio para ficar
Publicado 01/01/2025 • 16:42
KEY POINTS
Que tal revisitar a maneira de traçar suas metas de Ano Novo?
Pexels
O Ano Novo muitas vezes vem com a ideia de uma página em branco — uma oportunidade revigorante de começar a viver a nossa melhor versão. Graças ao que os economistas comportamentais chamam de “efeito de novo começo”, essa época do ano nos deixa mais otimistas sobre fazer mudanças reais e significativas.
No dia 1º de janeiro, imaginamos que estaremos prontos para enfrentar as listas de tarefas, alcançar nossos objetivos e nos tornarmos as pessoas ideais que sempre sonhamos em ser. Daí vêm as resoluções, dietas e planos de exercícios.
No entanto, apesar das nossas melhores intenções, muitos de nós têm dificuldade em cumprir as resoluções de Ano Novo. Há frequentemente um abismo entre nossas ambições e a realidade.
Acabamos mordendo mais do que podemos mastigar. Só percebemos quando já estamos no caminho que nos faltam tempo, energia, habilidades, equipamentos ou apoio para alcançar os objetivos que estabelecemos. Ou talvez tenhamos nos comprometido com muitos de uma só vez.
Talvez até tenhamos escolhido os objetivos errados para começar — metas que achamos que deveríamos perseguir em vez daquelas que realmente sentimos vontade de alcançar.
Independentemente disso, existe um caminho melhor.
A Auditoria de Vida é um sistema baseado em desejos que chega ao cerne do que você realmente quer da vida — não o que você acha que deveria fazer, mas o que realmente deseja fazer.
Uma Auditoria de Vida é um exercício de autorreflexão que ajuda você a descobrir seus valores centrais e desejos mais profundos.
Como expliquei em meu recente livro, “A Auditoria de Vida: Um Guia Passo a Passo para Descobrir Seus Objetivos e Construir a Vida Que Você Deseja,” é uma ferramenta suave para introspecção combinada com um sistema prático e orientado para a ação que ajudou a mim e a muitos leitores a transformar desejos em realidade ano após ano.
A auditoria está imersa nas melhores práticas de pesquisa de UX e design thinking — as mesmas técnicas que empresas de tecnologia bem-sucedidas usam para descobrir como criar um produto vencedor.
Vi isso acontecer de perto, tendo passado uma década da minha carreira trabalhando em pesquisa de usuário em empresas como Pinterest, LinkedIn e Twitter. Baseei-me nessas abordagens para criar um método que pode ajudar você a projetar a vida que deseja, passo a passo.
A Auditoria de Vida tem três partes principais. Cada fase é projetada para ajudá-lo a aprofundar sua autorreflexão, permitindo que você se aproxime de descobrir seus verdadeiros desejos e descubra como transformá-los de desejo em realidade.
A beleza da Auditoria de Vida é que não requer nenhum equipamento caro — é algo que você pode fazer no conforto da sua casa, a qualquer momento.
Reserve uma hora com um bloco de notas adesivas e uma caneta — ou fichas de leitura e uma caneta, ou pedaços de papel de impressora e os marcadores do seu filho. Use o que você tiver!
Em cada nota adesiva, anote um desejo ou vontade que você tem para sua vida. Os desejos podem ser grandes e voltados para o futuro, como “Escrever um livro!” ou imediatos e cotidianos, como “Ser mais paciente.”
Esteja aberto ao que surgir e tente não questionar ou julgar. Este é o momento de explorar e ser curioso sobre seus desejos. Almeje 100 desejos em uma hora.
Agora que você tem seus cem desejos, agrupe-os em temas. Passe pelas notas uma por uma e comece a organizá-las para juntar desejos que parecem relacionados.
Os temas podem incluir espiritualidade, carreira, comunidade, família, hobbies, atividades criativas, saúde, etc. Mas eles podem ser diferentes — seus temas serão únicos para você.
Depois de mapear seus desejos em grupos, dê um passo para trás e reflita sobre o que vê. O que seus desejos dizem sobre você? Você está surpreso com o que surgiu?
Note também se algum desses desejos parece mais um “dever” do que uma “vontade”. Esses podem ser desejos que outros — seja a sociedade, seus pais ou seu chefe — têm para você e que não são seus. Sinta-se à vontade para descartá-los. É a sua Auditoria de Vida.
Preste atenção em áreas que você esperava que estivessem repletas de desejos, mas não estão. Isso pode ser um sinal de que são menos importantes para você ou que você já está cuidando delas.
Uma razão pela qual as resoluções muitas vezes falham é porque assumimos muito de uma só vez. A Auditoria de Vida é destinada a refletir desejos que você tem para toda a sua vida. Mesmo que você faça este exercício em torno do Ano Novo, seu período de tempo é mais longo, então você não precisa se comprometer com todos eles agora.
Escolha de três a cinco desejos nos quais você gostaria de se concentrar neste ano. Você pode escolher com base em quão viáveis, emocionantes ou urgentes eles parecem. A decisão é sua.
Para cada desejo, pergunte a si mesmo se você tem os recursos e o apoio certos para realizá-los. Se não tiver, que mudanças podem ser necessárias?
Por exemplo, coisas que podem ajudar incluem:
– Ter um parceiro de responsabilidade, como recrutar alguém para ir àquela aula de ioga com você toda semana
– Dividir seus desejos em metas menores que possam ser alcançadas aos poucos, como se comprometer a ler um parágrafo por noite como um começo para o grande objetivo de ler mais
– Ser bem específico em seus desejos, como decidir planejar dois encontros por mês em vez de simplesmente querer passar mais tempo com amigos
Definir resoluções de forma clássica falha ao não considerar que somos humanos: inconstantes e emocionais, e propensos a nos atrapalhar, mesmo sem querer.
Com sua ênfase na introspecção, melhores práticas do mundo da pesquisa de usuários e planejamento de ações prático e racional, uma Auditoria de Vida pode ajudar você a descobrir desejos ocultos e traçar um caminho realista à frente.
Ximena Vengoechea é pesquisadora de usuários, escritora e ilustradora, e a criadora da Auditoria de Vida. Ela é autora de vários livros de não-ficção, incluindo A Auditoria de Vida: Um Guia Passo a Passo para Descobrir Seus Objetivos e Construir a Vida Que Você Deseja e o próximo Diário da Auditoria de Vida. Seus escritos já apareceram na Inc., The Washington Post, Newsweek, Forbes e Fast Company. Ela também escreve o boletim informativo Letters from Ximena.
Mais lidas
Não existe nível seguro para o consumo de álcool, diz médico americano
GM e Ford registram melhores vendas anuais nos EUA desde 2019
Receita Federal irá monitorar dados de cartão de crédito e Pix
Tarifa de ônibus aquático de Ilhabela sobe de R$ 5 para R$ 50
São Paulo terá edifício residencial de 41 andares e 144 metros de altura