Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: Barroso destaca papel do STF na proteção ambiental, direto de Davos
Publicado 22/01/2025 • 10:34 | Atualizado há 5 meses
Megaprojeto de Trump passa por pouco no Senado, mas Câmara ainda pode rejeitar mudanças
Ações da Tesla despencam após Trump dizer que DOGE deveria analisar os subsídios de Elon Musk
Premier League Inglesa integra IA da Microsoft em novo acordo de 5 anos
Apesar de déficit, bancos dizem que o ‘grande e belo projeto de lei’ de Trump pode impulsionar a economia dos EUA
Atividade industrial da China cresce inesperadamente em junho, mostra pesquisa
Publicado 22/01/2025 • 10:34 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Em entrevista exclusiva ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, destacou o papel do Judiciário na proteção do meio ambiente.
Segundo ele, questões ambientais passaram a ser tratadas como uma extensão dos direitos humanos, especialmente devido à ausência de incentivos políticos de longo prazo. “A política muitas vezes opera por ciclos eleitorais curtos, enquanto os danos ambientais levam décadas para se manifestar. Cabe ao Judiciário proteger o futuro,” afirmou o ministro.
Ao âncora Marcelo Favalli, Barroso disse que o Brasil, diferentemente de outros países, possui uma Constituição que define o meio ambiente como um direito fundamental e obriga o Estado a adotar medidas de preservação. Ele ainda mencionou decisões importantes do STF, como a liberação do Fundo Amazônia e do Fundo Clima, que haviam sido paralisados.
“Parte desses recursos vinha da Noruega e da Alemanha como compensação ambiental, mas ficaram estagnados. O Supremo liberou esses fundos para combater o desmatamento e o aquecimento global,” explicou.
O ministro também alertou para os desafios técnicos no julgamento de casos relacionados ao meio ambiente, como a poluição industrial, que exige perícia especializada. Apesar disso, ele reforçou a conscientização global sobre a mudança climática, impulsionada pelo Acordo de Paris. “Hoje, o principal problema ambiental é a emissão de gases de efeito estufa, resultado do uso de combustíveis fósseis. Enfrentar isso é a prioridade,” concluiu o ministro.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings