Minas Gerais confirma caso de gripe aviária em ave ornamental e decreta emergência sanitária
Publicado 27/05/2025 • 15:45 | Atualizado há 1 dia
ALERTA DE MERCADO
Trump bloqueia venda de chips à China; ações das fabricantes despencam
Trump diz que não está “se acovardando” das tarifas: “Isso se chama negociação”, diz
Abercrombie & Fitch sobe 25% mesmo reduzindo perspectiva de lucro devido a tarifas
O papel de Musk à frente do DOGE é “contínuo e permanente”, diz juiz federal
Número de turistas internacionais nos EUA diminui — prejuízos podem ser ‘assustadores’, estimam pesquisadores
Publicado 27/05/2025 • 15:45 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Caso de gripe aviária foi confirmado em Minas Gerais
Unsplash
O Governo de Minas Gerais decretou nesta segunda-feira (26) Situação de Emergência Sanitária Animal após a confirmação de um caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma ave ornamental localizada em um sítio na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A medida foi publicada no Diário Oficial e tem como objetivo garantir ações rápidas e coordenadas de contenção da doença.
De acordo com comunicado da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o caso não representa risco imediato à produção comercial nem ao consumo humano.
O episódio ocorre em um momento em que o estado já vinha investindo em medidas de prevenção e vigilância, conforme previsto no Plano de Contingência da Influenza Aviária, estabelecido nacionalmente desde 2022.
Leia mais:
Gripe aviária: Minas Gerais adota medida preventiva e descarta 450 toneladas de ovos
Confiança da construção cai 0,3 ponto em maio, a 93,3 pontos, após recuar 1,4 em abril
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, em pronunciamento oficial, tranquilizou a população: “Todas as ações necessárias para que a gente garanta que não haja contaminação das aves que estão para uso comercial estão sendo tomadas”, afirmou. Ele destacou a atuação técnica e estratégica dos órgãos envolvidos: “Um trabalho de vigilância sanitária de altíssima qualidade, com o emprego de todos os recursos financeiros e humanos necessários”.
Simões também reforçou que não há risco no consumo de carne de aves ou ovos, desde que preparados adequadamente: “Não há risco de contágio humano a partir do consumo de carne ou de ovos. O risco existe para aqueles que convivem com as aves confinadas”.
Segundo o governo, o vírus teria sido introduzido por meio de aves migratórias, um risco já reconhecido pelas autoridades sanitárias desde os primeiros focos da doença na América do Sul. Ainda assim, até o momento, não há registro de contaminação em granjas comerciais ou prejuízo à cadeia produtiva avícola mineira.
O IMA segue promovendo medidas como vigilância epidemiológica, ações de biosseguridade nas granjas, vistorias em criatórios de subsistência e educação sanitária.
As autoridades também orientam a população sobre como proceder em casos suspeitos: “Qualquer pessoa que encontre uma ave morta, não toque na ave. Chame a vigilância sanitária para que ela possa fazer o recolhimento e para que os exames possam ser processados”, alertou o vice-governador.
Em 2023, o estado já havia registrado um caso isolado de Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade (H9N2) em um pato silvestre. No entanto, especialistas ressaltam que esse tipo de vírus causa poucos ou nenhum sintoma e não representa ameaça à saúde humana.
As ações emergenciais visam evitar qualquer disseminação da doença, com apoio estrutural, logístico e, se necessário, até policial. “Estamos certos de que o IMA e toda a nossa estrutura, inclusive policial, estando à disposição das autoridades federais e estaduais, todos os riscos serão debelados”, concluiu Mateus Simões.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
A Ballena quer faturar R$ 160 milhões e “nadar” nos EUA
Azul entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos
“O impacto no crédito é severo”, diz Febraban sobre aumento do IOF; governo negocia ajustes
Dona da Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e Peugeot nomeia Antonio Filosa como novo CEO
TNT fecha patrocínio oficial com a NBA no Brasil