Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Museu do Louvre, em Paris, é fechado após roubo de joias
Publicado 19/10/2025 • 08:11 | Atualizado há 2 meses
Publicado 19/10/2025 • 08:11 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O Museu do Louvre, em Paris, foi fechado neste domingo (19) após criminosos encapuzados invadirem o local. A ministra da Cultura da França, Rachida Dati, confirmou o incidente e afirmou que não há registro de feridos. A polícia francesa isolou a área e realiza perícia no prédio histórico, que abriga obras como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e a Vênus de Milo.
Leia mais:
Governo de Sébastien Lecornu sobrevive a duas moções de censura na França
Primeiro-ministro da França evita mais uma crise e mercados reagem bem — mas isso tem um preço
França: ex-chefe de rede varejista, Serge Papin é nomeado ministro das PME
Segundo informações preliminares, o grupo criminoso teria acessado o museu por um canteiro de obras e utilizado um elevador de carga para chegar diretamente à Galeria de Apolo, onde está exposta a coleção real de pedras preciosas e diamantes da coroa francesa. Após quebrar as janelas, dois homens teriam entraram no espaço enquanto um terceiro ficou do lado de fora.

De acordo com o jornal Le Parisien, nove peças teriam sido levadas, entre elas um colar, um broche e uma tiara pertencentes à coleção de joias de Napoleão. Fontes policiais informaram que os assaltantes estavam armados. O museu divulgou nota informando que permanecerá fechado “por razões excepcionais”, sem previsão de reabertura. Ainda não se sabe ao certo o que foi roubado.

A ministra Rachida Dati declarou nas redes sociais estar no local junto às equipes de segurança e à polícia. “As investigações estão em andamento”, afirmou. O gabinete da ministra confirmou que um ou mais suspeitos conseguiram invadir o museu, mas ainda não há detalhes sobre o valor ou a totalidade das peças levadas.
Até o momento, as autoridades não divulgaram informações sobre a identidade dos criminosos.
Os brasileiros Karen Ligeiro Schlickmann, de 31 anos, e Danilo Carvalho Gomes, de 36, estavam no Museu do Louvre, em Paris, na manhã deste domingo, 19, quando o local foi esvaziado por conta do roubo de joias da Galeria de Apolo. O casal, ambos publicitários, contou ao Estadão que percebeu uma movimentação incomum pouco depois de chegar ao museu, por volta das 9h30, horário local. “Nós estávamos no primeiro nível do museu, indo em direção à Mona Lisa, quando percebemos uma correria no sentido contrário”, contou Danilo.
“Em poucos segundos, várias pessoas começaram a descer a escada rolante para o piso inferior. Foi tudo muito rápido”. Segundo Karen, os seguranças pediram que os visitantes evacuassem a área da Mona Lisa, sem explicar o motivo. “Eles estavam tranquilos, até com um sorriso no rosto, mas orientaram todo mundo a sair. Descemos para o saguão principal e o espaço começou a encher muito rápido. Ninguém sabia o que estava acontecendo.” O casal chegou a visitar outras salas, entre elas a de arqueologia da Mesopotâmia, antes de novas ordens para deixar o local. “Voltamos para o saguão e já estava uma grande aglomeração. A polícia começou a entrar, ouvimos sirenes, e fomos até o balcão de informações. A resposta foi apenas: ‘Não podemos dizer nada, o museu será evacuado'”, relatou Danilo. “Perguntei se estávamos seguros e a atendente disse: ‘Sim, vocês estão seguros, mas o museu vai fechar'”, acrescentou Karen.
De acordo com o casal, a saída foi feita de forma ordenada. “As lojas internas ainda funcionavam, mas as portas estavam fechadas. Quando saímos, vimos muitos policiais e depois, já na saída, agentes com armamento pesado, parecendo militares. Havia sirenes, turistas perdidos e muita confusão”, descreveu Karen. Foi apenas do lado de fora que eles descobriram o que havia ocorrido. “Ninguém falou em roubo lá dentro. Só depois, olhando o Twitter e as notícias, vimos que tinha sido um assalto. A ministra da Cultura confirmou que estava no local. Aí entendemos o motivo de tudo”, disse Danilo.
Karen relatou ainda que uma outra brasileira teria comentado em uma rede social que estava na sala das joias no momento do roubo. “Ela contou que ouviu barulhos de motosserra e portas sendo arrombadas antes da evacuação começar. Disse que foi muito assustador.”
“Agora estamos tentando entender se o museu vai reabrir amanhã e se poderemos usar o ingresso. Infelizmente, nosso programa de hoje ficou incompleto”, concluiu Karen.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: o que falta para os pagamentos começarem?
2
Fusão: Comcast faz nova proposta e avança em compra da Warner Bros
3
Quais os próximos jogos do Flamengo? Veja datas e horários
4
‘Nós somos o futuro’: China usa IA para transformar fábricas e consolidar poder mundial
5
Queda da natalidade coloca o futuro da Coreia do Sul em risco