CNBC
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião de gabinete na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, DC, em 30 de abril de 2025.

CNBCWashington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia

Brasil

Nova rota direta entre China e Brasil deve facilitar a importação de insumos industriais e tecnológicos

Publicado 19/04/2025 • 10:28 | Atualizado há 4 meses

Naty Falla, do Times Brasil

KEY POINTS

  • Uma nova rota marítima direta entre China e Brasil começou a operar nesta semana, ligando o Porto de Gaolan, em Zhuhai, aos portos de Santana (AP) e Salvador (BA).
  • Segundo o governo brasileiro, a iniciativa "reforça a posição do país como parceiro estratégico da China" e representa um avanço nas relações comerciais, com impactos logísticos, econômicos e geopolíticos.
  • Chamada de Canal Dourado, a conexão inédita foi viabilizada por acordos bilaterais entre os países e deve reduzir o tempo de transporte.

Uma nova rota marítima direta entre China e Brasil começou a operar nesta semana, ligando o Porto de Gaolan, em Zhuhai, aos portos de Santana (AP) e Salvador (BA). Segundo o governo brasileiro, a iniciativa “reforça a posição do país como parceiro estratégico da China” e representa um avanço nas relações comerciais, com impactos logísticos, econômicos e geopolíticos.

Chamada de Canal Dourado, a conexão inédita foi viabilizada por acordos bilaterais entre os países e deve reduzir o tempo de transporte, baratear custos logísticos e ampliar o fluxo comercial, especialmente pelas regiões Norte e Nordeste.

Leia também:

Além do escoamento de produtos como soja, minério de ferro, carne bovina e celulose, a nova rota facilitará a importação de insumos industriais e tecnológicos. De janeiro a março deste ano, a Bahia exportou cerca de US$ 1,2 bilhão para a China e importou US$ 800 milhões. A expectativa é que esses volumes aumentem com a nova ligação.

Para Antonio Gobbo, diretor-presidente da Autoridade Portuária da Bahia (Codeba), a nova ligação com o sul da China e Hong Kong complementa a rota Bahia-Ásia já existente. “Vai economizar tempo, reduzir o frete e fortalecer o papel do porto na logística internacional”, disse.

O Porto de Salvador, que passa a integrar a rota, tem capacidade para navios de até 150 mil toneladas de porte bruto. Já o Porto de Gaolan, único de águas profundas da região de Zhuhai, movimenta cerca de 160 milhões de toneladas por ano.

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a medida também deve atrair investimentos em energia renovável, logística e tecnologia. “Queremos que essa integração se traduza em desenvolvimento para os estados do Norte e do Nordeste”, disse o ministro Silvio Costa Filho. 

Outro terminal beneficiado é o Porto do Pecém (CE), que passa a fazer parte da operação por meio do Serviço Santana, operado pelas empresas MSC e APM Terminals. O trajeto entre a China e o Ceará deve levar cerca de 30 dias. A estimativa é de aumento de até 10% na movimentação do terminal, com destaque para frutas, castanhas, granito e equipamentos industriais.

Rio Grande do Norte mira o mercado chinês

Líder na produção e exportação de melões no Brasil, o Rio Grande do Norte mira o mercado chinês como próxima fronteira comercial. Apesar da China ser a maior produtora mundial da fruta, sua oferta cai entre outubro e abril, justamente quando o RN colhe e exporta. Segundo a Abrafrutas, a aposta é que, com a abertura desse novo mercado, as exportações brasileiras tripliquem em até três anos. 

Para viabilizar esse plano, no entanto, será preciso vencer obstáculos logísticos e fitossanitários, como o longo tempo de frete e as exigências de certificação. Em maio de 2025, uma comitiva do agronegócio visitará Xangai para avançar nas negociações.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil