CNBC Honda: Investimento de US$ 1bi no estado de Ohio para produção de veículos elétricos

Política

Jamais mandarei um projeto para a Câmara ou Senado sem antes ouvir as lideranças dos partidos políticos, diz Lula

Publicado 03/02/2025 • 12:30

Giovanni Porfírio, do Times Brasil

KEY POINTS

  • Na manhã desta segunda-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma coletiva com os novos presidentes da Câmara e do Senado escolhidos para o biênio 2025-2026.
  • Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foram eleitos no último sábado (1).
  • Alcolumbre concorreu pela presidência do Senado ao lado de Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE). Já Motta disputou o cargo com Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

Na manhã desta segunda-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma coletiva com os novos presidentes da Câmara e do Senado escolhidos para o biênio 2025-2026. Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foram eleitos no último sábado (1).

Alcolumbre concorreu pela presidência do Senado ao lado de Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE). Já Motta disputou o cargo com Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

“Todos os projetos que nós enviaremos para o Congresso, Senado e Câmara serão projetos de interesses vitais para o povo. Eu tenho certeza de que a nossa convivência será exemplo para o futuro e exemplo para aqueles que hoje fazem parte do presente e que muitas vezes não querem entender a necessidade da convivência democrática”, disse Lula.

“Eu tenho certeza de que a nossa convivência será um exemplo de fortalecimento da democracia brasileira, com cada um tendo noção exata do seu papel. Jamais eu mandarei um projeto pra Câmara dos Deputados ou para o Senado sem antes ouvir as lideranças dos partidos políticos, que é os que vão brigar lá dentro para aprovar esses projetos. Eu quero que vocês saibam que eu estarei torcendo para o sucesso de vocês, porque o sucesso de vocês será o sucesso meu e será o sucesso do Brasil”, acrescentou Lula.

Leia também:

Sucessão no Congresso: quem são os novos presidentes das casas legislativas do país

“Brasil precisa de harmonia entre poderes”, diz Hugo Motta

Em discurso, o novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, disse que a Casa estará a disposição para construir junto ao governo uma pauta positiva para o país. Dos 513 votos possíveis, 499 estiveram presentes. Motta obteve, no total, 444 votos.

“A nossa democracia rege a nossa Constituição, que os poderes devem ser independentes e harmônicos, e essa harmonia penso eu que é o que o Brasil precisa. Que nós tenhamos a capacidade de tratarmos as pautas que serão enviadas pelo executivo, que serão propostas pelas deputados, senadoras, sempre buscando termos uma agenda que seja produtiva”, afirmou Motta.

“Que temas importantes possam ser tratados, e que essa essa harmonia esse diálogo entre os poderes possa perseverar, porque quem ganha com isso são os mais de 200 milhões de brasileiros que dependem desse nosso relacionamento”, acrescentou.

Davi Alcolumbre: “Não temos tempo de criar crise onde não existe”

Também em discurso, Davi Alcolumbre, novo presidente da Senado, destacou que o poder legislativo não pode “se furtar em ajudar o governo do Brasil a melhorar a vida dos brasileiros”.

Para que fosse eleito, Alcolumbre precisava de, ao menos, 41 votos a favor – ele recebeu 73. É a segunda vez que ele ocupará o cargo – ele foi presidente da Casa de 2019 a 2021, no início do governo de Jair Bolsonaro.

“Nosso país ainda tem muitas desigualdades, a gente não tem tempo de criar crise aonde não existe, porque o nosso tempo tem que ser aproveitado integralmente para entregar para as pessoas”.

“Nós precisamos entregar enquanto poder legislativo, precisamos apoiar a agenda do governo, precisamos debater no Congresso Nacional, aprimorar todas essas agendas importantes que são prioritárias pro governo, inclusive participar mais, propondo mais iniciativas a partir do parlamento”, acrescentou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

MAIS EM Política