Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Sucessão no Congresso: quem são os novos presidentes das casas legislativas do país
Publicado 02/02/2025 • 09:16 | Atualizado há 5 meses
Airbus domina o Paris Air Show enquanto a Boeing volta a ficar em segundo plano
Samsung busca alcançar rivais chinesas com celulares dobráveis mais finos, enquanto Apple se prepara para entrar no mercado
Starship da SpaceX explode durante teste rotineiro no Texas; veja imagens
Hackers pró-Israel destroem US$ 90 milhões em criptomoedas do Irã, diz empresa de análise
Aeronaves furtivas e bombas de mais de 13 toneladas: por que destruir o programa nuclear do Irã é tão difícil
Publicado 02/02/2025 • 09:16 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Davi Alcolumbre e Hugo Motta.
Foto: Agência Senado e Mário Agra/Câmara dos Deputados.
No último sábado (1º), foram escolhidos os novos presidentes do Senado e da Câmara para o biênio 2025-2026. Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito para ocupar a cadeira de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enquanto Hugo Motta (Republicanos-PB) entrou no lugar de Arthur Lira (PP-AL).
Alcolumbre concorreu pela presidência do Senado ao lado de Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE). Já Motta disputou o cargo com Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS).
Para que fosse eleito, Alcolumbre precisava de, ao menos, 41 votos a favor – ele recebeu 73. É a segunda vez que ele ocupará o cargo – ele foi presidente da Casa de 2019 a 2021, no início do governo de Jair Bolsonaro.
No caso de Motta, dos 513 votos possíveis, 499 estiveram presentes. Ele obteve, no total, 444 votos.
Senador de segundo mandato – foi eleito pela primeira vez em 2014 -, Davi Alcolumbre, de 47 anos, está na política em cargos públicos desde 2001, quando tomou posse como vereador de Macapá, capital do Amapá. À época, tinha 23 anos e era filiado ao PDT.
Em 2002, foi eleito deputado federal pelo mesmo partido. Trocou de sigla em 2006, quando migrou para o PFL, que mudou de nome para DEM em 2007 e depois se fundiu com o PSL para formar o União Brasil, legenda à qual está filiado até hoje.
O senador amapaense é muito cordial com seus pares e conquistou nos últimos anos o espaço de protagonista nas negociações da Casa Alta do Congresso com quem quer que esteja no Palácio do Planalto.
No governo de Jair Bolsonaro, estabeleceu uma aproximação da Casa com o então presidente. Sua eleição, em grande parte, é atribuída aos bolsonaristas, que impulsionaram, em 2019, o discurso de voto aberto na disputa como forma de enfraquecer Renan Calheiros (MDB-AL), adversário de Alcolumbre naquela eleição.
Com a mudança de chefe do Poder Executivo em 2023, Alcolumbre manteve a mesma proximidade com o Planalto. Indicou ministros ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e participou ativamente das discussões sobre liberação de emendas parlamentares.
Desde que deixou a presidência do Senado, em 2021, o senador amapaense manteve-se em uma posição de destaque na Casa. Foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça por quatro anos.
Paraibano e médico de 35 anos, Hugo Motta é considerado jovem no mundo político. Ele está no quarto mandato como deputado federal e tem três grandes feitos: foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a Petrobras, relator do “orçamento de guerra” e relator da proposta de emenda à Constituição conhecida como “PEC dos Precatórios”.
Nessas atuações, Motta deu continuidade ao projeto do então deputado Eduardo Cunha de aumentar o protagonismo da Câmara, dizem consultores.
Em outra grande atuação, como relator do orçamento de guerra, em 2020, Motta produziu o parecer sobre uma PEC para facilitar a execução do orçamento em meio à pandemia.
Atualmente, Motta é visto pelo Palácio do Planalto como a esperança da estabilização da relação entre o Executivo e o Legislativo. Como a batalha do orçamento público é anual, já em 2025 o novo presidente da Câmara poderá mostrar a que veio.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
Montadoras chinesas inundam o Brasil com carros elétricos e gera reação de players estabelecidos
Netanyahu diz que Irã 'pagará um preço alto' após ataque a hospital em Israel
Entidades do setor produtivo e sindicatos se unem em crítica ao aumento da taxa Selic
Starship da SpaceX explode durante teste rotineiro no Texas; veja imagens
Nestlé anuncia R$ 7 bilhões em investimentos no Brasil até 2028