Presidente da Vale diz que mineradora tem objetivos convergentes com país: ‘Muita oportunidade de investimento’
Publicado 14/02/2025 • 22:00 | Atualizado há 3 meses
Netflix afirma que seu plano com anúncios tem 94 milhões de usuários mensais ativos
Fabricante de ketchup Kraft Heinz investe US$ 3 bilhões para modernizar produção nos EUA
Warner Bros. Discovery anuncia que serviço de streaming voltará a se chamar HBO Max
Startup chinesa Pony.ai registra primeiro incêndio em robotáxi, sem feridos
Vale do Silício prioriza produtos de IA para obter lucros, em detrimento da segurança e pesquisa da tecnologia, dizem especialistas
Publicado 14/02/2025 • 22:00 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
REUTERS/Washington Alves/Foto de arquivo
O presidente da Vale, Gustavo Pimenta, defendeu nesta sexta-feira (14) que a mineradora tem objetivos convergentes com o país. “A gente tem muita oportunidade de investimento no País e vê uma agenda muito convergente.”
O comentário foi feito após o lançamento do programa Novo Carajás, que empacota investimentos da ordem de R$ 70 bilhões na província mineral de Carajás, no centro-leste do Pará. Participando do evento, o presidente Lula, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o governador do estado, Helder Barbalho, reivindicaram da Vale projetos que tragam benefícios sociais.
Em discurso, o presidente Lula instou a companhia a retomar sua posição de liderança global. Questionado sobre o tema, Pimenta lembrou que em 2010 a Vale ocupava a segunda posição no mercado global de minério de ferro. “Hoje, estamos em 14º, mas estou otimista de que vamos retomar a posição.”
Por sua vez, Barbalho cobrou da Vale a execução de uma obra ferroviária, um trecho de 480 quilômetros ligando Açailândia (MA) a Bacarena (PA), parte da expansão da Ferrovia Norte-Sul, considerado um eixo estratégico para a logística e o escoamento de cargas na região. “Não temos estudo, no momento.”
O executivo frisou que sua gestão à frente da mineradora, iniciada em 1º de outubro de 2024, está acelerando agendas como a expansão da produção de cobre. O Novo Carajás aponta para ampliação de 32% na produção do metal crítico, essencial para a transição energética. A Vale também produz cobre em ativos no Canadá, que não estão contemplados no anúncio desta sexta-feira.
Em relação a outro metal crítico, o níquel, que a Vale produz no Brasil e no Canadá, o executivo reconheceu que o excesso de oferta vem pressionando as margens. “Mas temos uma matriz muito competitiva”, destacou.
Indagado sobre a possibilidade de retrocessos no movimento global e descarbonização, devido ao retorno de Donald Trump à Casa Branca, o CEO da Vale opinou que a onda de descarbonização já avançou. “Não acho que vamos retrair nesse movimento.”
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
Satisfeita com rebranding, Jaguar desmente fim de parceria com agência de publicidade
Brazil Summit 2025: ponte de investimentos entre Brasil e EUA reúne líderes em Nova York
Brazilian Week: fundador do iFood diz que 'IA terá impacto maior que o causado pela internet ou pelos smartphones'
“O Brasil continua sendo um dos motores de crescimento da Coca-Cola no mundo”, diz presidente
JBS alcança 98,2% de conformidade na auditoria do TAC da carne