Previsto para 2026, Rodoanel Norte de SP pode estar defasado, diz especialista
Publicado 04/03/2025 • 17:41 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 04/03/2025 • 17:41 | Atualizado há 2 meses
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
O trecho norte do Rodoanel de São Paulo está com cerca de um terço das obras concluídas. A construção, iniciada em 2013, sofreu várias interrupções e foi totalmente paralisada em 2018, sendo retomada em abril do ano passado.
Com 43,8 km de extensão, o trecho é o último a ser construído e vai completar a interligação de todo o grande anel viário que circunda a capital paulista. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2026.
O investimento, de R$ 3,4 bilhões, inclui 107 obras, sendo 44 pontes e 63 viadutos, além de sete túneis duplos. O Rodoanel Norte passa pela capital paulista, Arujá e Guarulhos. O principal objetivo é desviar grande parte do trânsito das marginais Tietê e Pinheiros.
O governo paulista também alega que foi necessária uma revisão no traçado original, que afetava áreas de preservação ambiental. Com a conclusão, serão interligados o trecho sul e o leste, fechando o anel viário de 177 quilômetros, cuja construção começou há 27 anos — em 1998.
O novo trecho terá pedágios sem cabine, no sistema free-flow — os veículos não precisarão parar ou reduzir a velocidade.
Em entrevista à Rádio Eldorado, o engenheiro civil Ivan Carlos Maglio, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), disse que o Rodoanel “continua sendo muito importante”, mas alertou que a obra iniciada há 27 anos pode já não ser suficiente.
“Toda obra tem um tempo de saturação e ela pode estar mais próxima”, afirmou. Para o especialista, o ideal seria dar mais ênfase ao transporte ferroviário de cargas com a construção do Ferroanel Norte.
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