CNBC
Principais bancos dos EUA processam Fed por testes de estresse bancário

CNBC Fed dividido mantém taxa básica de juros, contrariando pressão de Trump por cortes agressivos

Brasil

Governo tem que lançar logo MP alternativa ao IOF, diz Lindbergh

Publicado 11/06/2025 • 15:52 | Atualizado há 2 meses

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), disse que o governo deve editar ainda nesta quarta-feira (11) a medida provisória com alternativas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e que o Congresso terá "todo tempo do mundo" para apreciar as medidas.
  • As declarações foram dadas após a confusão generalizada que encerrou a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na audiência pública conjunta das comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.
  • O líder ainda argumentou que o corte de gasto tributário não é aumento de imposto e disse que o governo está aberto para discutir a redução do gasto primário.

Lindbergh Farias, deputado federal pelo PT

Divulgação/Câmara dos Deputados

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), disse que o governo deve editar ainda nesta quarta-feira (11) a medida provisória com alternativas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e que o Congresso terá “todo tempo do mundo” para apreciar as medidas.

“Vai ser uma tramitação dura, mas esse é um debate que interessa a gente, que interessa o País, que é na hora de dividir a conta, também os mais ricos contribuírem de alguma forma. Esse vai ser um debate legítimo, vai ter muito debate aqui”, ele disse.

Leia mais:

“É muito fácil aumentar imposto, difícil é corrigir distorções”, diz ministro da Fazenda

Hugo Motta critica alta do IOF e cobra revisão de despesas obrigatórias

As declarações foram dadas após a confusão generalizada que encerrou a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na audiência pública conjunta das comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

“O governo tem que lançar a medida provisória, não pode ficar mais tempo e depois vai ter 120 dias para negociar. O efeito não é imediato, esse é um debate muito profundo”, disse Lindbergh, que citou as medidas de tributação de bets e fintechs, a alíquota de 5% para títulos atualmente isentos, como as letras de crédito, e uniformização da alíquota de Imposto de Renda para aplicações financeiras em 17,5%.

O líder ainda argumentou que o corte de gasto tributário não é aumento de imposto e disse que o governo está aberto para discutir a redução do gasto primário.

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil