Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Quem são os donos da Havaianas? Veja quem controla a marca
Publicado 23/12/2025 • 16:00 | Atualizado há 2 horas
De Labubus a Jellycats: o que explica a obsessão da Geração Z por bichinhos de pelúcia?
Mercado de wellness em alta: por que suplementos de bem-estar ganham força nas festas de fim de ano
Empresas sentem impacto de novas exigências no visto H-1B para profissionais estrangeiros
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
Trump autoriza desconto direto em salário de quem deve empréstimo estudantil; entenda
Publicado 23/12/2025 • 16:00 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Foto: divulgação/Havaianas.
Quem são os donos da Havaianas? Veja quem controla a marca
Nesta semana, a poucos dias do Natal, a Havaianas virou alvo de críticas e tentativas de boicote. A polêmica começou após um comercial de Ano Novo, protagonizado pela atriz Fernanda Torres, no qual se dizia que “Não quero que você comece 2026 com o pé direito”.
A frase foi interpretada como ataque à ala direita da política. Desde então, a Alpargatas, dona da Havaianas, viu uma queda de 3% das ações na Bolsa de Valores.
Mas, afinal, quem está por trás da Alpargatas?
Leia também:
A Alpargatas surgiu em abril de 1907, quando o escocês Robert Fraser chegou ao Brasil. Naquela época, Fraser e um grupo inglês uniram-se para criar a Alpargatas Roda, um calçado de potencial popular. O modelo foi pensado especificamente para quem trabalhava nas plantações de café do bairro da Mooca, em São Paulo (SP).
Em seguida, com a Fundação São Paulo Alpargatas Company S.A. formada, entraram na Bolsa de Valores já em 1913. Dessa forma, a empresa é uma das mais antigas já listada na B3.
Conforme as informações do site oficial, a marca se concentrava em calçados e tecidos. Sendo assim, além de sandálias e sapatos, naquela época vendiam também:
Já as Havaianas em si surgiram apenas em 1960, como botas de borracha para trabalhadores da agropecuária e da construção civil. Os clássicos chinelos vieram em 1962, inspirados pelas sandálias japonesas chamadas Zori, que contavam com tiras de tecido e solado de palha de arroz.
Nesse sentido, o sucesso da sandália foi estrondoso. Dessa forma, em 1980, os chinelos viraram um dos itens da cesta básica, chegando a ter o preço tabelado pelo Governo.
A Alpargatas já foi controlada por diferentes donos. Durante um tempo, pertenceu a Camargo Corrêa. Posteriormente, foi vendida ao grupo J&F, dos irmãos Batista, que também são donos da JBS. Mas, em 2017, a direção foi assumida pela família Moreira Salles e pelo Itaúsa, que conta com as famílias Setúbal e Villela, donas do banco Itaú.
No Brasil, os Moreira Salles aparecem entre as famílias mais ricas, com patrimônio estimado em R$ 127 bilhões. Em geral, o grupo também é dono da CBMM, do mercado de nióbio, além do Itaú Unibanco e de indústrias de café e laranja. Paralelamente, conta ainda com um cineasta: Walter Salles, diretor do filme “Ainda estou aqui”, que concorreu ao Oscar de 2025.
No que se refere à direção executiva, a Alpargatas tem Liel Miranda no cargo de CEO. O executivo assumiu a posição em fevereiro de 2024, após deixar a Mondelēz International. Nesse sentido, a entrada de Miranda tinha o intuito de aliar “a retomada do crescimento sustentável com excelência operacional”, conforme descrito pela Forbes.
Na época, a marca passava por um período de redução de vendas e expansão instável em outros países. Em junho deste ano, a Alpargatas anunciou um acordo com o Eastman Group, para a distribuição exclusiva de produtos da marca Havaianas nos mercados dos Estados Unidos e Canadá.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
2
Funcionários dos Correios devem rejeitar acordo e ampliar risco de greve nacional
3
Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição
4
“Marcas fortes sofrem quando não respondem rápido”: as lições da polêmica da Havaianas
5
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação