CNBC
Medalha jogos de inverno

CNBCVeja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026

Notícias do Brasil

Senado adia análise de PL que aumenta tributo sobre bets e fintechs, diz Renan

Publicado 04/11/2025 • 16:19 | Atualizado há 3 meses

KEY POINTS

  • O relator Eduardo Braga (MDB-AM) pediu mais tempo para ajustar o texto e negociar pontos como a elevação da CSLL das seguradoras para 15%.
  • Braga não descartou incluir mudanças no JCP e disse que seguirá conversando com a Fazenda e o setor privado antes da votação, prevista para a próxima semana.

Tom Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

Senador Renan Calheiros

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), Renan Calheiros (MDB-AL), confirmou nesta terça-feira (4) que o Projeto de Lei (PL) 5.473/2025, que aumenta a tributação de bets e fintechs deve ficar para a próxima semana.

“Não vai ser votado amanhã, porque o relator pediu um prazo a mais. Deve ficar para a semana que vem. Mas aqui nós votaremos”, disse Renan a jornalistas, na saída de uma sessão da CAE.

Originalmente, a previsão era de que o projeto de lei fosse votado ainda nesta terça-feira.

Leia mais:
Senado aprova gratuidade para bagagem de mão em voos; proposta segue para a Câmara
Setor de transporte critica PL das bagagens e alerta para aumento no preço das passagens aéreas

O relator, Eduardo Braga (MDB-AM), disse que ainda há uma série de questões a resolver no projeto, o que demanda mais tempo para análise. Entre os pontos que precisam ser negociados, ele citou o aumento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de seguradoras, a 15%, com implicações para o mercado.

“Eu acho que, para ajustar, talvez a gente tenha de deixar para a próxima semana”, disse Braga, também na saída da sessão da CAE.

Indagado por jornalistas, Braga não descartou a possibilidade de incluir no projeto um aumento dos Juros sobre o Capital Próprio (JCP). A ação estava previsto na Medida Provisória (MP) 1.303, com alternativas à alta do IOF, mas acabou não sendo incluída no PL por Renan, autor do texto. Ele relatou não ter conversado com a Fazenda.

Leia mais:
Relator de projeto que aumenta tributação de bets e fintechs prevê arrecadação extra de R$ 18 bilhões em três anos
Senado dos EUA aprova fim de tarifa global a parceiros

Braga disse que, ao longo desta terça-feira, vai conversar com representantes do Ministério da Fazenda, embora uma reunião presencial não esteja agendada. Ele também deve conversar com entidades setoriais.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Amanda Souza

Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;