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Linhas de trem de São Paulo serão modernizadas com maior sistema de sinalização da América Latina
Publicado 13/10/2025 • 11:08 | Atualizado há 1 mês
Publicado 13/10/2025 • 11:08 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
Os trens metropolitanos de São Paulo terão novas tecnologias de sinalização e operação automática. Três linhas da rede — 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade — serão equipadas com o sistema ATO sobre ETCS Nível 2, em um projeto que cobre 140 quilômetros de trilhos e 46 estações.
O contrato foi firmado entre a concessionária Trivia Trens e a Siemens Mobility, responsável pelo fornecimento e implantação da solução. O projeto é o maior da América Latina com esse tipo de tecnologia.
O ATO (Automatic Train Operation) é o sistema de Operação Automática de Trens, responsável por acelerar, frear e parar os trens de forma precisa, com base em padrões definidos de desempenho e segurança. Já o ETCS (European Train Control System), ou Sistema Europeu de Controle de Trens, supervisiona digitalmente a movimentação das composições, garantindo intervalos regulares e comunicação contínua entre os trens e os centros de controle.
O contrato inclui a instalação do sistema europeu de controle de trens Trainguard ETCS em 107 composições, além de seis locomotivas da MRS, três da Trivia e 17 veículos auxiliares. A Siemens também fornecerá sistemas de intertravamento, o Centro de Blocos por Rádio (RBC), o Sistema Avançado de Gerenciamento de Tráfego (ATS) e equipamentos de via permanente. O escopo abrange ainda o comissionamento, a operação assistida e um período de garantia de dois anos.
A tecnologia ATO sobre ETCS combina dois sistemas: o ETCS Nível 2, que supervisiona e controla digitalmente os trens por meio da rede TETRA, e o ATO, que automatiza funções de condução, aceleração e frenagem. Essa integração permite intervalos regulares entre trens, paradas precisas nas plataformas e menor consumo de energia.
Com a adoção desse sistema, as linhas devem operar com maior confiabilidade e regularidade, reduzindo custos de manutenção e consumo energético. A estrutura modular permitirá atualizações futuras e novas expansões conforme o aumento da demanda de transporte. O projeto consolida a presença da Siemens Mobility no setor ferroviário brasileiro e marca um novo passo na digitalização da rede metropolitana de São Paulo.
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