CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCGigantes da IA anunciam bilhões na Índia em busca de liderança global

Notícias do Brasil

Tarcísio diz que SP será beneficiada pela reforma tributária e minimiza perda com ICMS

Publicado 21/02/2026 • 20:45 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Tarcísio afirma que São Paulo será um dos principais beneficiados pela reforma tributária e minimiza o impacto da substituição do ICMS sobre combustíveis pelo IBS.
  • Governador diz que o fim da guerra fiscal entre Estados é o principal ganho para SP, que hoje seria prejudicado pelo modelo atual.
  • Mudança da tributação para o destino tende a favorecer São Paulo, segundo ele, por ser ao mesmo tempo grande exportador e importador.

Divulgação/Agência SP

O governador de SP, Tarcísio de Freitas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (20) que o Estado tende a ser um dos principais beneficiados pela reforma tributária. Ele também minimizou o impacto da substituição do ICMS sobre combustíveis pelo novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), prevista na transição do novo modelo.

A declaração ocorre após a Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) alertar, ao longo da semana, para possíveis efeitos negativos nas contas estaduais, diante das mudanças promovidas ainda no governo de Jair Bolsonaro no sistema de recolhimento do ICMS, somadas à implementação da reforma.

Para Tarcísio, no entanto, o saldo para São Paulo será positivo. Segundo ele, o fim da guerra fiscal entre os Estados é o principal ponto favorável ao Estado.

“A reforma acaba com a guerra fiscal que é muito prejudicial para São Paulo”, afirmou.

Leia também:

O governador argumentou que a mudança da lógica de tributação da origem para o destino tende a favorecer São Paulo, que reúne características de grande produtor e grande consumidor. Na avaliação dele, a combinação desses fatores pode ampliar a arrecadação no médio e longo prazo, mesmo com a substituição do ICMS sobre combustíveis.

A reforma tributária prevê a criação do IBS como tributo compartilhado por Estados e municípios, substituindo impostos como o ICMS. A transição será gradual e deve se estender ao longo da próxima década.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Amanda Souza

Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;