Tarifas de Trump sobre aço podem frear os data centers e afetar a rede elétrica, diz analista
Publicado qui, 13 fev 2025 • 5:14 PM GMT-0300 | Atualizado há 5 dias
Publicado qui, 13 fev 2025 • 5:14 PM GMT-0300 | Atualizado há 5 dias
KEY POINTS
Metais
ArcelorMittal Kryvyi Rih
As tarifas de aço e alumínio que Donald Trump impôs podem desacelerar o crescimento de data centers ao intensificar a escassez de componentes importantes na rede elétrica, segundo um analista de commodities da Carlyle.
As gigantes da tecnologia não atingiram as expectativas dos analistas de mercado para seus segmentos de nuvem na semana passada porque há uma falta de transformadores no setor, disse Jeff Currie, chefe de estratégia de caminhos energéticos da Carlyle.
Transformadores são equipamentos essenciais que aumentam e diminuem a voltagem da eletricidade, permitindo sua distribuição das usinas para clientes finais, como data centers.
“O que são transformadores? São apenas grandes pedaços de metal“, disse Currie ao programa “Squawk Box” da CNBC na quinta-feira (12). “Então, se você coloca tarifas que perturbam as cadeias de suprimento, isso só agrava a situação”.
Alphabet, Amazon e Microsoft não alcançaram as metas de receita para seus segmentos de nuvem em seus resultados financeiros trimestrais mais recentes, o que fez com que suas ações caíssem. A nuvem Azure da Microsoft vem enfrentando dificuldades com a falta de suprimentos. A demanda pelos produtos de inteligência artificial da Alphabet está superando a capacidade disponível.
“Estamos em uma situação de oferta e demanda apertada, trabalhando muito para trazer mais capacidade online”, disse Anat Ashkenazi, diretor financeiro da Alphabet, aos investidores durante a chamada de resultados da empresa no dia 4 de fevereiro.
A maior fabricante de transformadores do mundo, Hitachi Energy, alertou no final do ano passado que a indústria está sobrecarregada com a demanda por esse equipamento.
“Aumentar a capacidade é definitivamente um problema. Não é fácil e provavelmente não será rápido o suficiente”, disse o CEO Andreas Schierenbeck ao Financial Times em uma entrevista de 3 de novembro. Schierenbeck disse que as concessionárias que precisam de transformadores teriam que esperar até quatro anos se não tiverem um reservado.
A capacidade de transformadores pode precisar dobrar ou até triplicar até 2050 em comparação com os níveis de 2021 para acompanhar a demanda à medida que a infraestrutura envelhece e a economia é eletrificada, de acordo com um estudo publicado em março de 2024 pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA.
As tarifas sobre alumínio de Trump também podem desorganizar a rede ao trazer a fabricação do metal, que consome muita energia, de volta para os EUA, disse Currie.
“Se você acha que a IA consome muita energia, o alumínio é um mundo totalmente diferente”, disse Currie. “Ele consome seis vezes mais energia do que os data centers de IA. Então, trazê-lo para o país em um ambiente onde os data centers de IA já devem consumir qualquer excesso de energia, isso seria incrivelmente disruptivo para as redes elétricas”.
“Há uma razão para ter sido terceirizado em primeiro lugar”, disse o analista, que liderou a pesquisa de commodities no Goldman Sachs por décadas. Ele é conhecido por previsões ousadas e, muitas vezes, otimistas sobre os preços do petróleo, incluindo suas previsões de um aumento impulsionado pela China nos anos 2000.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.