Trump diz querer negociar acordo nuclear com Irã após impor ‘pressão máxima’
Publicado 05/02/2025 • 14:52 | Atualizado há 2 meses
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Publicado 05/02/2025 • 14:52 | Atualizado há 2 meses
Foto: reprodução/Youtube/Casa Branca
O presidente Donald Trump afirmou que deseja negociar um acordo nuclear com o Irã. As declarações de Trump surgem após ele direcionar os Departamentos do Tesouro e de Estado a reduzir a zero as exportações de petróleo da República Islâmica. O presidente disse que as especulações de que os EUA e Israel estariam trabalhando juntos para atacar o Irã são exageradas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, fala enquanto assina documentos no Salão Oval da Casa Branca em Washington, EUA, em 4 de fevereiro de 2025.
Na quarta-feira, o presidente Donald Trump afirmou que quer negociar um acordo nuclear com o Irã após restabelecer uma campanha de “pressão máxima” sobre a República Islâmica. Trump mencionou em um post no Truth Social que o trabalho para tal acordo deve começar “imediatamente”. O presidente reiterou que os relatos de cooperação entre EUA e Israel para atacar o Irã são exagerados.
“Eu preferiria muito mais um Acordo de Paz Nuclear Verificado, que permitirá ao Irã crescer e prosperar pacificamente”, disse Trump no post. O presidente retirou os EUA em 2018 do acordo nuclear negociado pelo presidente Barack Obama, chamado de Plano de Ação Conjunto Global.
As declarações do presidente vêm um dia após ele assinar um memorando restabelecendo uma campanha de pressão máxima sobre a República Islâmica. O memorando instruiu os secretários de Estado e do Tesouro a implementar uma campanha para reduzir as vendas de petróleo do Irã a zero, incluindo exportações para a China.
O Irã, membro da OPEP, é o terceiro maior produtor de petróleo do cartel. Na manhã de quarta-feira, os futuros de petróleo bruto dos EUA e do Brent, referência global, estavam sendo negociados com queda de mais de 1%.
Trump disse a repórteres no Salão Oval na terça-feira (4) que estava descontente em assinar o memorando e esperava “que não precise ser usado em grande escala”.
“Não queremos ser duros com o Irã, não queremos ser duros com ninguém, mas eles simplesmente não podem ter uma arma nuclear”, disse Trump. O presidente afirmou que estaria disposto a conversar com seu homólogo iraniano quando questionado por repórteres na terça-feira (4).
A aproximação de Trump com o Irã será complicada por suas declarações inéditas sobre o futuro dos palestinos e da Faixa de Gaza. Durante uma coletiva de imprensa com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na terça-feira (4), o presidente disse que os palestinos deveriam deixar a Faixa de Gaza para que os EUA possam assumir o controle do enclave e reconstruí-lo.
Gaza foi devastada após mais de um ano de guerra de Israel no enclave, lançada em resposta ao devastador ataque terrorista do grupo militante Hamas no sul de Israel em 7 de outubro de 2023. Israel e Hamas concordaram com um cessar-fogo dias antes de Trump assumir o cargo.
O Irã apoia o Hamas. A República Islâmica e Israel lançaram uma série de ataques um contra o outro duas vezes no ano passado, aumentando os temores de que o Oriente Médio pudesse mergulhar em uma guerra regional em larga escala.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
The Economist chama Alexandre de Moraes de 'juiz superstar' que divide opiniões
Aprovação de Trump na economia cai para o nível mais baixo de sua carreira presidencial, aponta pesquisa da CNBC
Bolsonaro tem alteração de pressão arterial e segue internado na UTI, diz boletim médico
De hambúrguer de algas marinhas a granola: o que são os alimentos 'reutilizados'?
Putin anuncia 'trégua de Páscoa' na Ucrânia, a pausa mais longa em 3 anos de conflito