“Você leva 20 anos para construir uma reputação e 5 minutos para destruí-la”, diz Kiki Moretti, fundadora do Grupo InPress
Publicado 28/05/2025 • 17:32 | Atualizado há 1 dia
Tarifas de Trump são restabelecidas por tribunal de apelações – por enquanto
SpaceX alerta moradores que podem perder direito de ‘usar suas propriedades’ na Starbase
Rivalidade entre Musk e Altman em IA complica negociações de Trump no Oriente Médio
Ações da Gap despencam enquanto a varejista afirma que tarifas custarão centenas de milhões
Boeing retomará entregas de aviões para China e aumentará a produção do 737 Max, diz CEO
Publicado 28/05/2025 • 17:32 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
A reputação corporativa e a imagem dos líderes empresariais tornaram-se fatores estratégicos para o valor de mercado e a sustentabilidade das organizações, segundo a fundadora do Grupo InPress, Kiki Moretti.
“Você leva 20 anos para construir sua reputação e 5 minutos para destruí-la”, afirmou Moretii em entrevista ao jornal Money Times Brasil, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, citando uma frase do investidor Warren Buffett para ilustrar a importância da imagem institucional e pessoal no ambiente corporativo.
De acordo com a fundadora da InPress, a comunicação corporativa passou por uma transformação profunda desde o fim dos anos 1980. Ela lembrou que, naquele período, o setor era restrito à assessoria de imprensa e ao relacionamento com veículos tradicionais. “No começo havia um estranhamento, porque se via a assessoria como uma porta-voz chapa-branca do governo”, disse.
Com a democratização e a abertura econômica do país, a executiva explicou que as empresas precisaram aprender a se comunicar com diversos públicos. O conceito de comunicação integrada ganhou espaço e hoje envolve imprensa, funcionários, acionistas, fornecedores, comunidade e redes sociais.
Leia também:
Três coisas simples para interromper alguém que não para de falar: “Os outros vão gostar de você”
CEO da Newnew critica falta de aplicação prática em treinamentos corporativos
Para Kiki Moretti, a reputação dos executivos influencia diretamente a percepção sobre as empresas que lideram. Ela relatou que a incoerência entre discursos de líderes e valores institucionais pode gerar crises de imagem. “Quantas vezes administramos situações em que um executivo se posicionou contra o que a companhia defende?”, questionou.
A empresária defendeu que o trabalho de comunicação deve alinhar a visão dos líderes aos princípios da organização. Segundo ela, esse processo envolve treinamento para atuação em diferentes ambientes, como entrevistas, redes sociais e eventos corporativos.
Embora reconheça a fragmentação da comunicação digital, a fundadora destacou que a imprensa tradicional ainda representa o espaço mais valorizado para a construção de imagem pública. “O lugar mais premium continua sendo a grande mídia, porque oferece curadoria editorial e chancela de credibilidade”, afirmou.
Ela também apontou o LinkedIn como uma rede relevante para posicionamento executivo, por manter uma pauta corporativa e menos polarizada. Além disso, citou a importância de eventos corporativos organizados por veículos de comunicação, que também conferem legitimidade institucional.
Ao tratar da gestão de imagem, Kiki ressaltou a importância da coerência na trajetória profissional e empresarial. “Você pode mudar de opinião, mas não de valores”, disse. A fundadora da InPress enfatizou que a reputação é construída pelas ações e relações de pessoas e organizações, especialmente em um ambiente de alta transparência e vigilância pública.
Ela concluiu que o cuidado com a imagem deve começar desde o primeiro dia de atividade de qualquer empresa ou profissional, independentemente do porte ou segmento.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
JBS USA investirá US$ 135 milhões em nova fábrica de linguiças em Iowa
“O país está cansado de aumento de impostos”, diz Hugo Motta sobre elevação do IOF
'Hoje somos muito mais que uma corretora', diz CEO da Foxbit sobre expansão do grupo no setor cripto
SpaceX alerta moradores que podem perder direito de 'usar suas propriedades' na Starbase
CAGED Abril 2025 - A “boca” diz muito: crescimento do saldo ou esgotamento do ciclo de contratações?