CNBC
Sam Altman, CEO da OpenAI

CNBCOpenAI aposta alto na Índia — veja tudo o que a desenvolvedora do ChatGPT está fazendo por lá

Agro

Agro brasileiro nega práticas desleais e diz que maior parte de exportações não se beneficia com tarifas

Publicado 03/09/2025 • 23:48 | Atualizado há 1 dia

KEY POINTS

  • A CNA defendeu o agronegócio brasileiro em audiência nos EUA, rejeitando acusações de práticas comerciais desleais.
  • Apenas 5,5% das exportações agrícolas do Brasil recebem benefícios de acordos comerciais, e o principal parceiro do setor é a China, sem tratados com países asiáticos.
  • O setor cumpre padrões ambientais rigorosos e mantém relação bilateral vantajosa com os Estados Unidos, que é o terceiro maior destino das exportações brasileiras.

A diretora de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Sueme Mori, destacou nesta quarta-feira (3) que apenas 5,5% das exportações do agronegócio brasileiro contam com benefícios em acordos comerciais. A fala ocorreu durante audiência pública em Washington sobre a Seção 301 da Lei de Comércio dos Estados Unidos, que investiga supostas práticas inadequadas de parceiros internacionais e inclui alegações de que o Brasil não estaria cumprindo compromissos ambientais.

Na sessão, Mori rejeitou as acusações de práticas desleais atribuídas aos produtores brasileiros. Segundo ela, a competitividade do setor se baseia em fundamentos legítimos, como recursos naturais e investimentos em inovação, e não em condutas irregulares ou tarifas preferenciais. “O Brasil e o agro brasileiro não têm práticas desleais de comércio. Nosso crescimento não tem relação com tarifas preferenciais nem com práticas desleais”, afirmou.

Leia também:
Tarifaço deve zerar exportação de máquinas do País aos EUA em setembro

A dirigente reforçou ainda que o Brasil mantém participação limitada em tratados comerciais e não possui acordos com seus principais destinos asiáticos. “Nosso principal parceiro é a China, e não temos nenhum tratado comercial com os países asiáticos”, disse.

Por fim, Mori ressaltou o cumprimento de padrões ambientais rigorosos e o caráter bilateralmente vantajoso da relação entre Brasil e Estados Unidos. Hoje, os EUA são o terceiro maior destino das exportações agrícolas brasileiras, além de importante fornecedor de insumos, tecnologias e equipamentos para o agro. “Nosso compromisso é com a conservação ambiental, o uso responsável da terra e o tratamento igualitário para agricultores de ambos os países”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Agro