CNBC

CNBCxAI de Elon Musk será o primeiro cliente do data center da Nvidia

Empresas & Negócios

Amazon perde batalha judicial na União Europeia sobre regras de conteúdo digital

Publicado 19/11/2025 • 17:41 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Tribunal Geral da União Europeia manteve a classificação da Amazon Store como “plataforma muito grande”, sujeita às regras mais rígidas da Lei de Serviços Digitais
  • Decisão reforça exigências de transparência em publicidade, moderação de conteúdo e controle sobre material ilegal para serviços com mais de 45 milhões de usuários
  • Amazon afirmou estar “desapontada” e pretende recorrer, alegando que seu marketplace “não representa riscos sistêmicos” como redes baseadas em distribuição de informações

REUTERS/Benoit Tessier/File Photo

Amazon vai continuar sujeita a regras rígidas de conteúdo

Um dos principais tribunais da União Europeia rejeitou nesta quarta-feira (19) o recurso da Amazon contra a classificação da companhia como uma “plataforma muito grande”. Essa categoria sujeita empresas digitais a seguirem regras mais rígidas, previstas na Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês).

O Tribunal Geral da UE concluiu que a Comissão Europeia, braço executivo do bloco, agiu corretamente ao designar a Amazon Store, que inclui o marketplace Amazon.com, como uma “plataforma online muito grande”.

Leia mais:
Amazon volta a emitir títulos nos EUA e recebe US$ 80 bilhões em demanda
Ford fecha parceria com a Amazon para concessionárias venderem veículos usados online

A classificação se aplica a empresas com mais de 45 milhões de usuários na UE e impõe obrigações adicionais, como maior transparência em publicidade, regras mais claras de moderação e medidas para proteger consumidores contra conteúdo ilegal.

A decisão representa mais um revés para as big techs no bloco europeu, que têm reforçado a fiscalização sobre serviços considerados essenciais no ambiente digital.

A Amazon afirmou estar desapontada e adiantou que pretende recorrer. Em comunicado, a empresa disse que o status criado pelos reguladores “é projetado para abordar questões sistêmicas na economia digital ligadas à receita de publicidade proveniente da distribuição de informações”.

Segundo um porta-voz, “a Amazon Store, como um mercado online, não representa tais riscos sistêmicos; ela apenas vende produtos e não dissemina ou amplifica informações, opiniões ou pontos de vista”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;