Anac suspende operações da Voepass por ‘quebra de confiança’
Publicado 11/03/2025 • 08:16 | Atualizado há 2 meses
Alumínio trava nos EUA: tarifas impostas por Trump não conquistam a indústria; entenda
Bill Gates pretende doar quase toda sua fortuna e encerrar a Fundação Gates até 2045
Ações da Lyft sobem com aumento da recompra da empresa para US$ 750 milhões
Ações da Pinterest sobem 15% com projeções melhores que as esperadas
Com ganhos astronômicos, Palantir está entre as 10 empresas de tecnologia mais valiosas dos EUA
Publicado 11/03/2025 • 08:16 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
VOEPASS Linhas Aéreas Divulgação
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou, na madrugada desta terça-feira (11), a suspensão imediata e cautelar das operações da companhia aérea Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas.
A decisão foi motivada por uma “quebra de confiança” nos processos internos da empresa e permanecerá em vigor até que sejam corrigidas as não conformidades em seus sistemas de gestão.
A medida ainda cita a “incapacidade da Voepass de solucionar irregularidades identificadas durante fiscalizações da Anac e ao descumprimento das condições previamente estabelecidas para manter suas operações dentro dos padrões de segurança exigidos.”
A companhia aérea já vinha sendo monitorada pela Anac desde agosto de 2024, após o acidente aéreo em Vinhedo (SP). O avião da companhia caiu sobre um condomínio residencial, resultando na morte de 62 pessoas.
Desde então, a agência implantou uma operação assistida de fiscalização, “com servidores presentes nas bases de operação e manutenção da empresa para verificar as condições de segurança.”
Em outubro de 2024, a Anac determinou uma série de medidas para a Voepass, incluindo a redução da malha aérea, o aumento do tempo de solo das aeronaves para manutenção, a troca de administradores e a execução de um plano de ações para corrigir as irregularidades.
Entretanto, após uma nova rodada de auditorias no final de fevereiro de 2025, a agência identificou a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa e o descumprimento sistemático das exigências feitas.
Além disso, a Anac constatou a reincidência de irregularidades que haviam sido consideradas sanadas em fiscalizações anteriores e a falta de efetividade no plano de ações corretivas.
“Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea”, informou a agência.
A Voepass opera atualmente com seis aeronaves e atende 15 localidades com voos comerciais, além de duas com contratos de fretamento. Com a suspensão dos voos, os passageiros afetados deverão entrar em contato com a empresa ou com a agência de viagem responsável pela emissão dos bilhetes para solicitar reembolso ou reacomodação em outras companhias.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Acordo de Trump com o Reino Unido envia uma mensagem clara: tarifas de 10% vieram para ficar
Frank Abagnale, o golpista que virou referência em segurança, participa de brincadeira no SAS Innovate 2025
Trump sugere reduzir tarifa sobre produtos chineses para 80% antes de negociações entre EUA e China
O que está no novo acordo comercial EUA-Reino Unido?
'Brazilian Week é a oportunidade de gerar novos investimentos e empregos', diz diretor da Gerdau