Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Anac suspende operações da Voepass por ‘quebra de confiança’
Publicado 11/03/2025 • 08:16 | Atualizado há 8 meses
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 11/03/2025 • 08:16 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
VOEPASS Linhas Aéreas Divulgação
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou, na madrugada desta terça-feira (11), a suspensão imediata e cautelar das operações da companhia aérea Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas.
A decisão foi motivada por uma “quebra de confiança” nos processos internos da empresa e permanecerá em vigor até que sejam corrigidas as não conformidades em seus sistemas de gestão.
A medida ainda cita a “incapacidade da Voepass de solucionar irregularidades identificadas durante fiscalizações da Anac e ao descumprimento das condições previamente estabelecidas para manter suas operações dentro dos padrões de segurança exigidos.”
A companhia aérea já vinha sendo monitorada pela Anac desde agosto de 2024, após o acidente aéreo em Vinhedo (SP). O avião da companhia caiu sobre um condomínio residencial, resultando na morte de 62 pessoas.
Desde então, a agência implantou uma operação assistida de fiscalização, “com servidores presentes nas bases de operação e manutenção da empresa para verificar as condições de segurança.”
Em outubro de 2024, a Anac determinou uma série de medidas para a Voepass, incluindo a redução da malha aérea, o aumento do tempo de solo das aeronaves para manutenção, a troca de administradores e a execução de um plano de ações para corrigir as irregularidades.
Entretanto, após uma nova rodada de auditorias no final de fevereiro de 2025, a agência identificou a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa e o descumprimento sistemático das exigências feitas.
Além disso, a Anac constatou a reincidência de irregularidades que haviam sido consideradas sanadas em fiscalizações anteriores e a falta de efetividade no plano de ações corretivas.
“Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea”, informou a agência.
A Voepass opera atualmente com seis aeronaves e atende 15 localidades com voos comerciais, além de duas com contratos de fretamento. Com a suspensão dos voos, os passageiros afetados deverão entrar em contato com a empresa ou com a agência de viagem responsável pela emissão dos bilhetes para solicitar reembolso ou reacomodação em outras companhias.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
2
Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, é o principal canal de fraudes financeiras no Brasil, mostra investigação
3
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
4
Vale conclui recompra de R$ 3,8 bi em debêntures para reduzir custo da dívida
5
EXCLUSIVO: Correios demitem três diretores como parte do “choque de gestão”