Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
BYD supera Tesla em vendas de carros elétricos na Europa, apesar de tarifas da UE, diz relatório
Publicado 23/05/2025 • 10:09 | Atualizado há 4 semanas
Publicado 23/05/2025 • 10:09 | Atualizado há 4 semanas
KEY POINTS
Logotipo da BYD.
GREG BAKER/AFP
Apesar de enfrentar tarifas mais altas do que a Tesla, a montadora chinesa de veículos elétricos BYD vendeu mais carros puramente elétricos na Europa do que a rival americana pela primeira vez no mês passado — um “momento decisivo” para o mercado automotivo do continente, segundo um relatório da JATO Dynamics.
Dados de registros de novos veículos mostram que o volume de vendas da BYD na Europa cresceu 359% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado, à medida que a companhia avança em sua expansão global.
No mesmo período, a Tesla registrou mais uma queda mensal, com recuo de 49% no volume total de vendas, segundo a JATO. O declínio ocorre após protestos contra o CEO Elon Musk e a empresa na região. Os dados da JATO abrangem 28 países europeus.
Leia também:
BMW processa BYD por concorrência desleal e violação de marca
BYD planeja dobrar vendas no exterior para 800 mil unidades em 2025
O sucesso da BYD na União Europeia ocorre apesar da imposição, em outubro passado, de tarifas punitivas sobre os veículos elétricos produzidos na China. A justificativa do bloco foi a prática de comércio desleal.
As tarifas pareciam favorecer a Tesla, cujos veículos fabricados na China foram taxados em 7,8%, enquanto os da BYD receberam uma tarifa de 17%. Outras montadoras chinesas enfrentaram taxas de até 35%. A UE também aplica uma tarifa padrão de 10% sobre a importação de automóveis.
Felipe Munoz, analista automotivo global da JATO, afirmou que a diferença entre as vendas de abril das duas fabricantes foi relativamente pequena, mas que as implicações de a BYD superar a Tesla “são enormes”.
A JATO acrescentou que a BYD também está superando marcas europeias tradicionais na região, como a Fiat e a Seat — esta última, por exemplo, foi ultrapassada pela BYD na França.
“Este é um momento decisivo para o mercado automotivo europeu, especialmente se considerarmos que a Tesla liderou o segmento de elétricos a bateria no continente por anos, enquanto a BYD só iniciou oficialmente suas operações fora da Noruega e dos Países Baixos no fim de 2022”, disse Munoz.
O crescimento da BYD ocorre mesmo antes do início da produção em sua nova fábrica na Hungria, que deve se tornar o centro de operações da empresa na Europa.
“A Europa está se consolidando como o principal campo de batalha entre BYD e Tesla”, afirmou Liz Lee, diretora associada da empresa de pesquisa de mercado tecnológico Counterpoint Research, à CNBC. Ela acrescentou que a expectativa é de que a região registre crescimento mais acelerado no mercado de veículos elétricos este ano do que a China, que já possui alta penetração desse tipo de automóvel.
Segundo Lee, as tarifas deram um novo impulso para que montadoras chinesas como a BYD localizem a produção dentro do continente. A Tesla também estaria desenvolvendo planos para expandir sua fábrica na Alemanha.
O relatório da JATO afirma que, embora as tarifas tenham tido um impacto inicial nas vendas de montadoras chinesas, essas empresas conseguiram mitigar os efeitos ao ampliar e diversificar sua linha de veículos na Europa, incluindo a introdução de híbridos plug-in.
“A China não é apenas líder mundial em veículos elétricos a bateria; suas montadoras também estão entre as líderes globais em veículos híbridos plug-in”, disse Munoz.
Carros elétricos a bateria funcionam exclusivamente com eletricidade, enquanto os híbridos combinam uma bateria elétrica com um motor de combustão interna. Estes últimos ainda não foram alvo de tarifas da UE.
Enquanto isso, a demanda no segmento de veículos elétricos da região tem crescido. Os dados da JATO mostram que os registros de veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in aumentaram 28% e 31%, respectivamente, apesar da queda nas vendas de veículos com motor a combustão.
Os registros de todos os veículos elétricos fabricados por montadoras chinesas cresceram 59% em abril na comparação anual, totalizando quase 15.300 unidades, de acordo com o relatório.
Antes da decisão tarifária da UE no ano passado, a consultoria Rhodium havia previsto que seria necessário aplicar tarifas de até 55% para tornar o mercado europeu menos atraente para exportadores chineses de veículos elétricos.
Em março, foi revelado que a Tesla, que comercializa apenas veículos elétricos a bateria, ficou atrás da BYD em vendas anuais totais.
As ações da Tesla caíram mais de 10% no mesmo período, em meio a críticas ao envolvimento de Elon Musk com o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O CEO recentemente reafirmou seu compromisso de liderar a empresa pelos próximos cinco anos.
As ações da BYD subiram 3,9% na bolsa de Hong Kong na sexta-feira e acumulam alta de cerca de 78% no ano.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Hugo Motta diz que Congresso não aceitará ajuste fiscal sobre os mais pobres
Ações da Kering disparam com nomeação de novo CEO vindo da Renault
Brasil terá acesso a financiamento de R$ 1,3 bi do Fundo de Investimento Climático, diz MME
Meta traz anúncios para o WhatsApp
Por que os consumidores chineses não estão gastando o suficiente