CNBC
Fachada do predio da Apple

CNBCApple anuncia novos MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip atualizado

Empresas & Negócios

CNI defende papel estratégico da indústria na agenda climática e no desenvolvimento econômico

Publicado 15/10/2025 • 11:34 | Atualizado há 1 dia

KEY POINTS

  • O setor privado pode desempenhar papel central na agenda climática global e no crescimento econômico, destacou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, durante evento promovido pelo Sistema Nacional da Indústria (SNI).
  • Autoridades e empresários se reuniram para discutir a participação da indústria nas negociações climáticas.
Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.

Divulgação CNI.

Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.

O setor privado pode desempenhar papel central na agenda climática global e no crescimento econômico, destacou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, durante evento promovido pelo Sistema Nacional da Indústria (SNI). Autoridades e empresários se reuniram para discutir a participação da indústria nas negociações climáticas.

Alban apresentou a SBCOP, iniciativa do setor privado vinculada à COP30, como uma forma de a indústria se tornar “cúmplice e complementar às políticas públicas”. Segundo ele, o setor produtivo tradicionalmente é mais cobrado pela emissão de carbono, mas também tem capacidade de propor soluções.

“Se o setor produtivo e a indústria são normalmente os mais olhados em termos de geração de carbono, como não vamos participar e ser cúmplices na discussão de soluções?”, afirmou.

Para Alban, é essencial que os compromissos climáticos permitam simultaneamente crescimento econômico e social: “Todo compromisso que temos com o clima deve permitir que o ser humano tenha crescimento econômico e social.”

Ele reforçou que o envolvimento da indústria é decisivo para o cumprimento de metas globais, como as definidas pelo Acordo de Paris. “Se são estabelecidas metas, vemos que a dificuldade de cumpri-las está na necessidade de envolvimento do setor produtivo. Agora podemos compreender melhor e nos tornar cúmplices desses compromissos”, disse.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;